Orientações e dicas

Por: - Cirurgião vascular - CRM/DF 13.263
Publicado em 11/03/2020

Eco-doppler – saiba para que serve

Eco-doppler – saiba para que serve

Os vasos sanguíneos são responsáveis por transportar oxigênio e nutrientes essenciais a órgãos e tecidos do nosso corpo para garantir o correto funcionamento do organismo. Por serem tão essenciais à nossa saúde, qualquer alteração na circulação sanguínea pode ser sinal de uma doença grave e necessita de um diagnóstico preciso quanto antes. Nesses casos, o Eco-doppler é um dos principais exames para identificar alterações no sistema venoso e arterial.

Ouça este conteúdo: 

 

Quer saber mais sobre o exame? Neste artigo, reunimos as principais informações sobre o Eco-doppler para que você saiba mais a respeito deste procedimento tão importante. Acompanhe!

O que é Eco-doppler?

O Eco-doppler é um exame realizado para avaliar a condição das artérias e veias do nosso corpo. Muito mais do que avaliar a estrutura do vaso – como dimensão e presença de obstrução – o exame permite avaliar, também, o fluxo sanguíneo, fornecendo informações sobre a direção e velocidade do sangue em cada veia ou artéria.

Para que serve o exame?

O Eco-doppler é um exame que serve para auxiliar o médico no correto diagnóstico de diversas doenças que acometem o sistema vascular. Por meio da análise do fluxo sanguíneo, o procedimento é útil em diversas situações, contribuindo para diagnosticar e avaliar, sobretudo:

Além disso, o Eco-doppler também é muito solicitado durante a gestação, uma vez que ajuda a avaliar se os principais órgãos do feto estão recebendo o fluxo sanguíneo adequado e, ainda, permite avaliar a circulação do cordão umbilical e do coração.

Como é realizado?

Realizado pelo método da ultrassonografia, o Eco-doppler consiste na colocação de uma sonda na região do corpo a ser analisada. As ondas sonoras emitidas pela sonda atingem os vasos e retornam como um eco, que é convertido em imagens. As imagens, por sua vez, são transmitidas para um monitor, permitindo ao médico analisar a estrutura do vaso e o fluxo sanguíneo na região.

Trata-se de um exame não invasivo, indolor e que não requer nenhum tipo de preparação específica em grande parte dos casos. Caso seja necessário, o médico orienta o paciente sobre a necessidade de preparação prévia. A duração do Eco-doppler varia de acordo com o órgão ou tecido a ser analisado, mas, geralmente, dura de 20 a 30 minutos, podendo ser realizado por pacientes de todas as idades.

Conheça os tipos de Eco-doppler realizados na Vascular Clínica

Como existem inúmeras artérias e veias no corpo humano, cada tipo de Eco-doppler analisa uma região específica do corpo. Conheça os exames realizados na Vascular Clínica!

Eco-doppler arterial dos membros inferiores

Permite avaliar a circulação arterial dos membros inferiores, com a finalidade de identificar placas de gorduras, obstruções e demais alterações no fluxo arterial, além de diagnosticar doença arterial periférica, calcificações e outros problemas vasculares.

Eco-doppler arterial dos membros superiores

É realizado com o mesmo objetivo do Eco-doppler arterial dos membros inferiores, porém analisa os vasos sanguíneos dos membros superiores, principalmente na região abdominal, cerebral e próxima ao coração.

Eco-doppler de Aorta e Ilíacas

O exame tem como objetivo analisar a estrutura e o fluxo sanguíneo das artérias aorta e ilíacas. É muito útil no diagnóstico de aneurismas, aterosclerose, doença arterial obstrutiva e doença vascular arterial, além de ser indicado para acompanhamento regular após intervenção cirúrgica na região.

Eco-doppler de Carótidas e Vertebrais

Permite a avaliação ecográfica da morfologia das artérias carótidas e vertebrais, e análise do fluxo sanguíneo em seu interior. O exame é utilizado para a detecção precoce da doença aterosclerótica, aneurismas, angulações e outras patologias não ateroscleróticas, como arterites, dissecções, etc.

Eco-doppler de Veia Cava Inferior e Veias Ilíacas

Avalia o fluxo sanguíneo das veias ilíacas que levam o sangue proveniente das pernas em direção ao coração por meio da veia cava inferior. Tem a finalidade de verificar a presença de tortuosidades, obstruções e coágulos, sendo indicado para o diagnóstico de trombose venosa profunda.

Eco-doppler venoso dos membros inferiores

Este exame é realizado para avaliar o fluxo sanguíneo do sistema venoso nos membros inferiores. É muito útil para o diagnóstico de aneurismas, varizes, trombose e outras doenças vasculares.

Eco-doppler venoso dos membros superiores

Permite analisar a circulação sanguínea nos membros superiores do corpo. O exame é realizado para a  detecção de trombos, mapeamento das varizes e confecção de fístulas.

Quer saber mais detalhe sobre os exames de Eco-doppler realizados na Vascular Clínica? Acesse nossa página de procedimentos e fique por dentro!

< Voltar

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.


Material escrito por:
Cirurgião vascular - CRM/DF 13.263

Formado em medicina pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, é especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular periférica, atua no atendimento de pacientes com patologias vasculares diversas. Dedica-se ao tratamento de varizes com laser, aplicações de espuma ecoguiada e ecografia vascular.

 

Você pode se interessar também por: