Por: Dr. Marco Edoardo Araujo Bezerra de Melo - Cirurgião vascular - CRM/DF 10.711
Publicado em 22/08/2019
Fatores hereditários são uma das principais causas para o aparecimento de varizes, mas o problema também pode ocorrer devido a hábitos de vida prejudiciais à saúde, mesmo para pacientes que não possuem histórico familiar da doença. Isso porque o estilo de vida influencia diretamente a saúde de nossa circulação sanguínea e pode contribuir para o aparecimento das veias varicosas.
Ouça este conteúdo:
As varizes surgem quando as veias perdem sua elasticidade, impedindo o fechamento das válvulas venosas que levam o sangue de volta ao coração. Com o fechamento ineficiente das válvulas, o sangue não consegue fazer o caminho reverso e passa a se concentrar nas veias, principalmente dos membros inferiores, o que provoca dilatação, ocasionando as varizes.
Nos estágios iniciais, as varizes, geralmente, não apresentam sintomas além das veias dilatadas que aparecem na superfície da pele. Contudo, em casos mais acentuados, a doença provoca sintomas que vão além do desconforto estético. Conheça os principais:
Apesar de alguns fatores de risco, como o sexo, idade e predisposição genética favorecerem o aparecimento das varizes, a doença nem sempre é causada por condições imutáveis. Em muitos casos, o problema está relacionado a hábitos de vida não saudáveis que comprometem o funcionamento do sistema circulatório. Saiba quais são eles:
A falta de exercícios físicos faz com que as paredes das veias percam resistência, além de desestimular a panturrilha, que funciona como uma espécie de coração da perna, responsável por bombear o sangue de volta ao coração. A pouca movimentação dos membros inferiores torna o retorno do sangue cada vez mais difícil, favorecendo o aparecimento de varizes.
Em diversos tipos de emprego, as pessoas trabalham a maior parte do tempo sentadas, sem o estímulo necessário para o retorno do sangue ao coração. A permanência na mesma posição dificulta o correto funcionamento do sistema circulatório e aumenta as chances de o paciente desenvolver varizes. Passar muito tempo em pé na mesma posição, como é o caso de algumas profissões, também favorece o aparecimento de varizes.
O excesso de peso pode sobrecarregar o sistema circulatório, fazendo com que as veias precisem trabalhar com mais força para garantir o retorno do sangue ao coração. Em muitos casos, as veias não conseguem realizar sua função de maneira adequada e, com o passar do tempo, elas dilatam e ocorre acúmulo de sangue nos membros inferiores do corpo, resultando nas varizes.
As substâncias presentes no cigarro deixam o sangue com consistência mais viscosa e danificam as paredes dos vasos. Com maior dificuldade para o sistema circulatório, as veias se tornam menos elásticas e mais propensas à dilatação, aumentando as chances de que o paciente desenvolva varizes.
Mudar o estilo de vida é o primeiro passo para prevenir o aparecimento de varizes ou evitar que o problema se agrave. Confira o que você pode fazer!
Gostou do nosso conteúdo? Aproveite para conferir as principais dúvidas sobre varizes esclarecidas pelo Dr. Rodolpho Reis. E para continuar acompanhando nossas dicas e novidades, siga-nos no Facebook e Instagram. Até a próxima!
Material escrito por: Dr. Marco Edoardo Araujo Bezerra de Melo
Cirurgião vascular - CRM/DF 10.711
Formado em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, é especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia Vascular. O médico é membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e do Serviço de Cirurgia Vascular do Hospital Regional de Taguatinga (HRT). Dedica-se ao estudo e manutenção de acessos vasculares para tratamentos como hemodiálise e quimioterapia, além do tratamento de varizes e fleboestética (cirurgias, microcirurgias, laser e espuma densa).
Diretor Técnico Médico:
Dr. Marco Edoardo Bezerra de Melo CRM/DF: 10.711