Orientações e dicas

Por: - Cirurgião vascular - CRM/DF 13.263
Publicado em 05/06/2019 - Atualizado 26/06/2019

O que é saúde, para você?

O que é saúde, para você?

Se pedirmos para uma pessoa elencar uma lista de desejos para sua vida, provavelmente a saúde estará presente. E não é à toa: ela é fundamental para que possamos aproveitar bons momentos, garantir nosso bem-estar e promover longevidade à nossa vida. Apesar de ser um termo tão difundido e comumente usado em nosso dia a dia, você sabe o que é saúde?

Ouça este conteúdo:

 

Mesmo sem conhecermos a definição exata do termo, sabemos que sem saúde dificilmente alcançaremos uma vida plena e feliz, certo? Pense nas funções que nosso corpo realiza todos os dias: comer, respirar, enxergar, caminhar e tantas outras. Por mais que elas sejam realizadas no automático, uma pequena alteração no quadro de saúde poderia afetar significativamente nossa vida de diversas maneiras. 

Afinal, o que é saúde?

Durante muito tempo, a saúde foi definida como a ausência de doença, ficando limitada apenas ao aspecto físico. O conceito atual engloba outros aspectos, sendo definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”.

Se você não tem uma doença, mas possui problemas que afetam seu bem-estar mental e social, como ansiedade ou fobia, por exemplo, você não está plenamente com saúde. O estado completo de saúde exige que corpo e mente trabalhem em conjunto e funcionem em harmonia, o que pode ser bastante difícil de se alcançar. 

Isso fez com que a definição da OMS fosse criticada mundialmente, alegando que um estado completo de bem-estar torna a “saúde perfeita” algo inalcançável. Apesar das críticas, o conceito determinado pela OMS ainda é considerado válido, mas a forma de se obter saúde de maneira integral pode ser muito subjetiva, variando de pessoa para pessoa, temos diferentes formas de alcançar o completo bem-estar físico e mental.

A qualidade de vida, por exemplo, um termo muito associado à saúde, pode se traduzir em um modo de viver completamente diferente para duas pessoas. Além disso, a saúde está diretamente relacionada à autoestima, afinal quando você está bem consigo mesmo, fica muito mais fácil alcançar o bem-estar completo..

A importância da saúde mental

Em uma sociedade com cada vez mais problemas de ordem mental, em que a depressão, ansiedade e estresse são considerados males do século, a busca pela saúde da mente vem se tornando algo extremamente valorizado. 

A saúde mental é considerada complementar às funções orgânicas, tendo relação direta com o bem-estar físico. Quando estamos passando por momentos de  estresse, cansaço mental e emoções negativas, corremos mais risco de pegar uma doença que afeta a saúde física. Você já deve ter passado por isso, não é mesmo?

Além disso, a saúde mental é essencial para que cada pessoa consiga desenvolver e executar suas habilidades pessoais e profissionais, permitindo integrar-se ao ambiente em que ela está inserida de forma saudável e feliz.

Como ter mais saúde?

Se levarmos em conta a definição da OMS sobre o que é saúde, raramente um ser humano será completamente saudável ou completamente doente. Existe uma enorme variação nos estados de um ser humano e uma simples alteração pode fazer com que nossa saúde não esteja 100%, seja no nível físico, mental ou social.

Por mais que pareça uma missão difícil, algumas dicas podem te ajudar para que você conquiste mais saúde no seu dia a dia. Você já sabe que para melhorar sua saúde física é importante praticar exercícios regularmente, manter uma alimentação equilibrada, dormir bem e evitar o álcool e o cigarro, certo?

Neste artigo, trouxemos algumas dicas que podem te ajudar a melhorar sua saúde mental e social. Confira!

  • procure sempre observar os pontos positivos em você;
  • compartilhe suas emoções;
  • pratique a gratidão diariamente;
  • reserve um tempo todo dia, ou ao menos semanalmente, para fazer algo que você realmente gosta;
  • promova mais encontros entre seus amigos;
  • evite se comparar com os outros;
  • saiba dizer não;
  • coloque-se em primeiro lugar;
  • seja educado, gentil e prestativo com as pessoas a sua volta.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais e aproveite para explicar o que é saúde para você!

< Voltar

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.


Material escrito por:
Cirurgião vascular - CRM/DF 13.263

Formado em medicina pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, é especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular periférica, atua no atendimento de pacientes com patologias vasculares diversas. Dedica-se ao tratamento de varizes com laser, aplicações de espuma ecoguiada e ecografia vascular.

 

Você pode se interessar também por: