Por: Dr. Marco Edoardo Araujo Bezerra de Melo - Cirurgião vascular - CRM/DF 10.711
Publicado em 12/04/2017 - Atualizado 31/01/2019
Uma simples busca na internet é suficiente para encontrar uma receita de suco de limão para varizes. Muita gente ingere a bebida acreditando que sua ação é eficaz na prevenção da doença. Você é uma dessas pessoas ou, ao menos, já tentou este tratamento caseiro?
De fato, os alimentos são aliados da saúde, desde que sejam incorporados a uma dieta equilibrada, rica em fibras, vitaminas e os mais diversos nutrientes. A água e os sucos naturais são parte essencial desse processo, pois hidratam e colaboram com a absorção de nutrientes fundamentais ao organismo. No entanto, é a ação de todos esses fatores, em conjunto, que nos mantém saudáveis.
Mesmo que um determinado alimento possua propriedades que possam ser melhor aproveitadas para tratar certas condições, é a sua associação com os demais cuidados, e não seu uso isolado, que faz bem ao corpo. Ou seja, de nada adianta beber suco de limão para varizes se a alimentação é desregrada e a prática de exercícios físicos não é integrada à rotina.
Fazer caminhadas ou, até mesmo, correr são boas alternativas para prevenir ou evitar que as varizes voltem. A atividade física ajuda a controlar a pressão arterial, a fortalecer o sistema circulatório e a impedir o aparecimento das varizes ou das complicações associadas a elas.
Não permanecer em pé ou sentada por muito tempo é outro cuidado que precisa ser incorporado ao dia a dia. Longos períodos em pé colaboram com o aumento da pressão venosa nas pernas e nos pés. Consequentemente, há enfraquecimento dos vasos sanguíneos. Sem força para promover o retorno do sangue dos membros inferiores para o coração, as veias se dilatam, devido ao acúmulo de sangue, e as varizes surgem.
O maior segredo para evitar as varizes é estar atenta à circulação. O sangue deve fluir sem obstáculos pelos vasos sanguíneos. Pernas cruzadas podem restringir o fluxo de sangue, portanto, é melhor sentar-se sem cruzá-las, com a coluna ereta. Manter uma boa postura colabora com o bom funcionamento do sistema circulatório.
Os sinais mais comuns de que há problemas na circulação do sangue são dores nas pernas e nos pés, inchaço, entre outras sensações. Às vezes, é dada pouca importância a esses sintomas, quando a atitude deve ser outra: procurar um médico assim que esses sinais começarem a ser percebidos. É muito mais fácil tratar as varizes se o diagnóstico for feito precocemente por um cirurgião vascular qualificado, especialista mais indicado para tratar o problema.
Material escrito por: Dr. Marco Edoardo Araujo Bezerra de Melo
Cirurgião vascular - CRM/DF 10.711
Formado em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, é especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia Vascular. O médico é membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e do Serviço de Cirurgia Vascular do Hospital Regional de Taguatinga (HRT). Dedica-se ao estudo e manutenção de acessos vasculares para tratamentos como hemodiálise e quimioterapia, além do tratamento de varizes e fleboestética (cirurgias, microcirurgias, laser e espuma densa).
Diretor Técnico Médico:
Dr. Marco Edoardo Bezerra de Melo CRM/DF: 10.711