Orientações e dicas

12/04/2017

Você toma suco de limão para varizes?

Você toma suco de limão para varizes?

Uma simples busca na internet é suficiente para encontrar uma receita de suco de limão para varizes. Muita gente ingere a bebida acreditando que sua ação é eficaz na prevenção da doença. Você é uma dessas pessoas ou, ao menos, já tentou este tratamento caseiro?

De fato, os alimentos são aliados da saúde, desde que sejam incorporados a uma dieta equilibrada, rica em fibras, vitaminas e os mais diversos nutrientes. A água e os sucos naturais são parte essencial desse processo, pois hidratam e colaboram com a absorção de nutrientes fundamentais ao organismo. No entanto, é a ação de todos esses fatores, em conjunto, que nos mantém saudáveis.

Mesmo que um determinado alimento possua propriedades que possam ser melhor aproveitadas para tratar certas condições, é a sua associação com os demais cuidados, e não seu uso isolado, que faz bem ao corpo. Ou seja, de nada adianta beber suco de limão para varizes se a alimentação é desregrada e a prática de exercícios físicos não é integrada à rotina.

O suco de limão para varizes não deve ser usado como única forma de prevenção

Fazer caminhadas ou, até mesmo, correr são boas alternativas para prevenir ou evitar que as varizes voltem. A atividade física ajuda a controlar a pressão arterial, a fortalecer o sistema circulatório e a impedir o aparecimento das varizes ou das complicações associadas a elas.

Não permanecer em pé ou sentada por muito tempo é outro cuidado que precisa ser incorporado ao dia a dia. Longos períodos em pé colaboram com o aumento da pressão venosa nas pernas e nos pés. Consequentemente, há enfraquecimento dos vasos sanguíneos. Sem força para promover o retorno do sangue dos membros inferiores para o coração, as veias se dilatam, devido ao acúmulo de sangue, e as varizes surgem.

O maior segredo para evitar as varizes é estar atenta à circulação. O sangue deve fluir sem obstáculos pelos vasos sanguíneos. Pernas cruzadas podem restringir o fluxo de sangue, portanto, é melhor sentar-se sem cruzá-las, com a coluna ereta. Manter uma boa postura colabora com o bom funcionamento do sistema circulatório.

Os sinais mais comuns de que há problemas na circulação do sangue são dores nas pernas e nos pés, inchaço, entre outras sensações. Às vezes, é dada pouca importância a esses sintomas, quando a atitude deve ser outra: procurar um médico assim que esses sinais começarem a ser percebidos. É muito mais fácil tratar as varizes se o diagnóstico for feito precocemente por um cirurgião vascular qualificado, especialista mais indicado para tratar o problema.

< Voltar

WhatsApp