21/08/2016

Você trabalha muitas horas em pé? Cuidado com as varizes!

Permanecer o dia todo em pé ou sentado traz consequências ao organismo, que sofre por ficar muito tempo na mesma posição. Períodos prolongados sem se sentar ou se levantar colabora com o surgimento das varizes. E é preciso ter cuidado com as varizes para que não se transformem em um problema ainda mais difícil de resolver.

A maior preocupação deve ser com as veias doentes que provocam inchaço nas pernas, nos pés e nos tornozelos. O sintoma é reflexo da má circulação do sangue que fica comprometida quando os membros inferiores não são movimentados por muito tempo.

O movimento ajuda o sangue a retornar para o coração, depois de circular pelas pernas. A falta de contração dos músculos da batata da perna dificultam esse retorno. Sem poder fluir normalmente, o sangue se acumula nas veias, prejudicando as válvulas existentes dentro dos vasos, responsáveis por controlar a passagem do sangue. O acúmulo e a pressão que exerce na parede dos vasos é o que causa a sensação de inchaço e as varizes, que são provocadas pela dilatação das veias.

Quando não são tratadas da maneira adequada, as varizes podem gerar complicações como a trombose venosa. A doença é causada pela formação de um coágulo dentro do vaso sanguíneo que, além de prejudicar a circulação, pode ser conduzido pelo sangue para outros locais do organismo, como o pulmão, e causar embolia pulmonar.

Cuidado com as varizes passa pela prevenção

Para evitar que algo assim aconteça e até que as varizes se formem, a orientação para quem permanece longos períodos do dia em pé é alternar o peso do corpo entre uma perna e outra. As mulheres devem evitar o uso de saltos muito altos ou extremamente baixos. O recomendado é calçar sapatos ou sandálias com aproximadamente três centímetros e que não contenham bicos muito finos.

Ficar muito tempo sentado também é prejudicial para a circulação. Quando esse for o caso, o indicado é levantar-se a cada hora e mexer as pernas por alguns minutos. Deve-se evitar, também, cruzar as penas por baixo da mesa. A melhor posição é com as pernas ligeiramente separadas e os pés no chão.

Prevenir as varizes exige somente interesse e dedicação. Não requer nenhum investimento, a não ser que em uma consulta médica o cirurgião vascular prescreva o uso de meias elásticas. Nesse caso, é preciso adquirir o produto. Usá-las colabora com a circulação sanguínea  e evita os sintomas usuais, como inchaço e sensação de peso nas pernas. Caso contrário, o cuidado com as varizes está ao alcance de todos! Quanto maior for a atenção dedicada à saúde, melhor ela será.