Orientações e dicas

Por: - Cirurgião vascular - CRM/DF 10.711
Publicado em 21/11/2019

Você trabalha muitas horas em pé? Cuidado com as varizes!

Você trabalha muitas horas em pé? Cuidado com as varizes!

Permanecer o dia todo em pé ou sentado afeta a circulação sanguínea e traz consequências ao organismo, que sofre por ficar muito tempo na mesma posição. Um dos grandes riscos de ficar sem se sentar ou se levantar por períodos prolongados é o surgimento das varizes nos membros inferiores.

Ouça este conteúdo: 

 

A maior preocupação deve ser com as veias doentes que provocam inchaço nas pernas, nos pés e nos tornozelos. O sintoma é reflexo da má circulação do sangue que fica comprometida quando os membros inferiores não são movimentados por muito tempo. Para evitar maiores complicações, é recomendado buscar ajuda médica assim que o paciente notar os primeiros sinais de varizes.

Apesar de muitos profissionais passarem o expediente trabalhando em pé por longas horas, alguns hábitos simples podem contribuir com a correta circulação sanguínea e diminuir os riscos do surgimento de varizes. Neste artigo, você vai entender por que a imobilidade favorece as varizes e o que você pode fazer para evitá-las. Continue acompanhando!

Como a imobilidade favorece as varizes?

O movimento dos membros inferiores ajuda o sangue a retornar para o coração depois de circular pelas pernas. Por outro lado, a falta de contração dos músculos da batata da perna dificulta esse retorno e compromete o correto fluxo sanguíneo na região, além de obrigar o coração a fazer um esforço maior.

Sem poder fluir normalmente, o sangue se acumula nas veias, prejudicando as válvulas existentes dentro dos vasos responsáveis por controlar a passagem do sangue. O acúmulo e a pressão que exerce na parede dos vasos é o que causa a sensação de inchaço e resulta no aparecimento das varizes, que são provocadas pela dilatação das veias.

Complicações das varizes

Quando não são tratadas da maneira adequada, as varizes podem gerar diversas complicações para a saúde do paciente. A mais grave delas é a trombose venosa, uma doença causada pela formação de um coágulo dentro do vaso sanguíneo.

Além de prejudicar a circulação, o coágulo pode se desprender da parede do vaso e ser conduzido pelo sangue para outros locais do organismo, como o pulmão, aumentando os riscos de causar embolia pulmonar, uma condição potencialmente fatal.

Cuidado com as varizes passa pela prevenção

Para evitar que algo assim aconteça e até que as varizes se formem, é preciso adotar hábitos de vida saudáveis que contribuem para a saúde de maneira geral, sobretudo para o correto funcionamento da circulação sanguínea. Abaixo, separamos as principais recomendações que podem te ajudar nessa missão!

  • Evite a sobrecarga no corpo: para quem permanece longos períodos do dia em pé, a orientação é alternar o peso do corpo entre uma perna e outra. As mulheres devem evitar o uso de saltos muito altos ou extremamente baixos. O recomendado é calçar sapatos ou sandálias com aproximadamente três centímetros e que não contenham bicos muito finos.

 

  • Pratique atividade física regularmente: a prática de atividades físicas contribui para o fortalecimento da musculatura e favorece a circulação sanguínea por todo o corpo. O ideal é realizar exercícios físicos pelo menos 3 vezes na semana, principalmente aqueles que exigem maior esforço dos membros inferiores, como corrida, caminhada e ciclismo.
  • Faça pequenas caminhadas no trabalho: para evitar ficar na mesma posição por muito tempo, separe alguns minutos do expediente para fazer pequenas caminhadas. Ir ao banheiro ou levantar-se para beber água já ajuda. Essa dica também vale para quem fica muito tempo sentado no expediente. Quando esse for o caso, o indicado é levantar-se a cada hora e mexer as pernas por alguns minutos. Deve-se evitar, também, cruzar as pernas por baixo da mesa. A melhor posição é com as pernas ligeiramente separadas e os pés no chão.
  • Eleve as pernas por alguns minutos: quando chegar em casa, procure elevar as pernas acima do quadril por alguns minutos. Uma boa dica é fazer isso quando você deitar para assistir TV, ou antes de dormir. A elevação das pernas facilita o retorno do sangue venoso, exigindo menor esforço do coração.
  • Mantenha uma alimentação equilibrada: alguns nutrientes encontrados nos alimentos, sobretudo nas frutas, ajudam na circulação sanguínea e no fortalecimento das paredes dos vasos. Por isso, manter uma dieta rica em alimentos naturais também pode ajudar na prevenção contra as varizes.
  • Prefira roupas mais leves: roupas muito justas podem comprometer a circulação sanguínea. Por isso, sempre que possível prefira roupas mais leves e largas, que não fiquem rentes à pele. Dessa forma, o sangue circula com mais facilidade por todo o corpo.
  • Faça uso de meias elásticas: as meias elásticas realizam uma pressão homogênea nas pernas. Com isso, o sangue corre com mais velocidade de volta para o coração, para onde deve retornar após circular pelas pernas. Como hábito preventivo, elas podem ser usadas somente no período em que você está em casa.

 

Gostou das nossas dicas? Continue navegando em nosso blog para conferir outros conteúdos sobre saúde vascular!

< Voltar

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.


Material escrito por:
Cirurgião vascular - CRM/DF 10.711

Formado em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, é especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia Vascular. O médico é membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e do Serviço de Cirurgia Vascular do Hospital Regional de Taguatinga (HRT). Dedica-se ao estudo e manutenção de acessos vasculares para tratamentos como hemodiálise e quimioterapia, além do tratamento de varizes e fleboestética (cirurgias, microcirurgias, laser e espuma densa).

 

Você pode se interessar também por: