Há varizes que não é possível tratar pelas técnicas minimamente invasivas disponíveis na cirurgia vascular. Nesses casos, é indicada a cirurgia de varizes pelo método convencional e endolaser.
A cirurgia de varizes convencional para a retirada de veias safenas comprometidas consiste na realização de duas incisões na pele, uma na região da virilha e outra na parte interna do joelho, ou na parte interna anterior do tornozelo. A safena é identificada nesses pontos e isolada, sendo feito um pequeno orifício na parte distal da veia, introduz-se internamente um fino cabo de aço por toda a extensão da mesma até a virilha, onde é realizado a ligadura e o corte da veia, fazendo-se em seguida a sua extração no sentido de cima para baixo.
A cirurgia através do endolaser (laser endovenoso) é um método minimamente invasivo, no qual a cirurgia é realizada para tratar dilatações venosas, principalmente nas veias safenas e veias perfurantes. Ocorre a obliteração da veia pela energia do laser, sem a necessidade de remoção cirúrgica. É realizada uma punção com agulha ou uma pequena incisão na pele, através da qual é introduzida uma fibra óptica diretamente na veia. Os pulsos de energia do laser são liberados ao longo da veia para promover a oclusão total da mesma. Esta técnica permite a possibilidade de tratamento com anestesia local com sedação leve em muitos casos, sem necessidade de internação prolongada ou anestesias mais complexas.
As varizes são veias insuficientes, que se tornam dilatadas e tortuosas devido a problemas que ocorrem no retorno do sangue das pernas para o coração. Têm a coloração azulada e são facilmente notadas sob a superfície da pele. São mais frequentes nas pernas e pés.
As complicações que impedem o sangue de fluir naturalmente pela veia e dão origem às varizes fazem com que o vaso perca sua função e podem evoluir, e causar doenças mais graves. A cirurgia de varizes é o tratamento indicado quando as veias já não conseguem fazer o sangue voltar para o coração, sofreram dilatação, estão tortuosas, em alto relevo e não tem como ser tratadas pela escleroterapia.
É pelo exame clínico e pela ultrassonografia venosa que o cirurgião vascular faz o mapeamento preciso das veias varicosas e obtém as informações necessárias para definir o método cirúrgico recomendado para cada caso.
As varizes têm causas variadas. Possui maior chance de desenvolvê-las pessoas cujos familiares apresentam a condição. Associado a isso, o sedentarismo, a obesidade, as variações hormonais das mulheres e os hábitos ruins, como não praticar atividades físicas, aumentam as chances de as varizes surgirem. O ideal é consultar um cirurgião vascular quando as primeiras varizes aparecem para receber as orientações sobre cuidados e prevenção, e evitar que o problema ganhe maiores proporções.