10/12/2019

Meias de compressão: quando e como usá-las?

As varizes e demais problemas circulatórios representam graves riscos para nossa saúde quando não são tratadas adequadamente. Mais importante do que o tratamento, é preciso buscar medidas preventivas que contribuem para a correta circulação sanguínea e evitam o aparecimento de tais condições. A utilização de meias de compressão, por exemplo, é um método preventivo bastante eficaz quando falamos em saúde vascular.

Esse acessório é uma peça de roupa desenvolvida com o objetivo de promover uma melhora no fluxo sanguíneo dos membros inferiores, contribuindo para que o sangue venoso volte com mais facilidade para o coração. Quando usadas de maneira adequada, as meias de compressão atuam na prevenção e tratamento de varizes, condições vasculares durante e após a gravidez, inchaço acentuado, formação de coágulos, dor nas pernas, trombose, entre outros problemas.

Como as meias de compressão atuam?

Quando as válvulas unidirecionais – responsáveis por ajudar o sangue dos membros inferiores a retornar para cima – sofrem algum tipo de dano ou quando as veias ficam obstruídas, o sangue fica acumulado na região e congestiona os vasos, o que causa varizes, inchaços e outros problemas.

Para solucionar o problema, as meias elásticas aplicam uma pressão homogênea nas pernas para estimular os músculos e vasos sanguíneos da região e facilitar o retorno do sangue ao coração. É como se elas fossem uma espécie de bomba que age contra a força da gravidade.

Quando seu uso é indicado?

Como citamos anteriormente, as meias de compressão podem ser utilizadas para a prevenção e tratamento de diversas complicações vasculares. Vamos entender melhor em quais casos elas são recomendadas como método preventivo e como forma de tratamento:

Tratamento

Como forma de tratamento, as meias de compressão são indicadas para pessoas que sofrem com algum tipo de problema circulatório, como válvulas deficientes ou veias obstruídas. Nesses casos, o acessório é indicado para tratar, principalmente:

• doença venosa crônica;
  • trombose;
  • insuficiência venosa;
  • veias varicosas ou varizes;
  • síndrome pós-trombótica;
  • sensação de peso, dor e inchaço nas pernas;
  • presença de fator de hipercoagulação.

Prevenção

Como método preventivo, as meias de compressão são indicadas para grupos de pacientes que apresentam algum fator de risco para o aparecimento de problemas vasculares. Os principais são:

• Pessoas que ficam em pé ou sentadas por muito tempo: a imobilidade é um dos principais fatores de risco para o acúmulo de sangue nos membros inferiores. Nesses casos, usar meias de compressão durante o dia traz alívio para a dor e a sensação de peso nos membros inferiores, além de facilitar a correta circulação sanguínea.
  • Gestantes: durante a gestação, o aumento do volume de sangue no organismo e a pressão exercida pelo crescimento do útero fazem com que os vasos passem a receber mais sangue, o que aumenta o risco de complicações vasculares. Para evitá-las, o uso de meias de compressão é indicado a partir do segundo ou terceiro trimestre de gestação.
  • Pacientes em repouso após cirurgia: como pacientes em repouso ficam sentados ou deitados grande parte do dia, aumenta-se o risco de formação de coágulos nas veias. Para esses casos, as meias de compressão possuem ação antitrombótica.
  • Pacientes obesos: a obesidade é mais um fator de risco para os problemas vasculares, uma vez que o excesso de peso sobrecarrega a musculatura das pernas e dificulta o retorno do sangue. As meias de compressão amenizam o cansaço nos membros inferiores e ajudam a evitar complicações.
  • Idosos: Com o avançar da idade, é natural que as veias fiquem mais flácidas e as válvulas unidirecionais, menos ativas. Além disso, é após os 50 anos que alguns agravantes de doenças venosas tendem a aparecer, como a pressão alta.
  • Viajantes – meias ajudam a prevenir problemas vasculares em pessoas que viajam muito de avião.

Tipos de meias de compressão

Para atender às necessidades de diferentes tipos de pacientes, existem diversos tamanhos e níveis de compressão, podendo apresentar suave compressão, média compressão, alta compressão e extra alta compressão. Cada tipo possui uma recomendação diferente e deve ser prescrita por um profissional da área após a avaliação individual de cada paciente.

Quer saber mais sobre as meias de compressão? Preparamos um e-book completo sobre o tema, onde você poderá conferir contraindicações, dicas para usar as meias corretamente e demais informações complementares às citadas acima. Baixe agora mesmo!