Por: Dr. Rodolpho Alves dos Reis - Cirurgião vascular - CRM/DF 13.263
Publicado em 16/03/2018 - Atualizado 31/01/2019
A má circulação é um problema que surge, com maior frequência, no inverno. Uma das causas mais comuns é o fechamento da parede das artérias, pois elas fazem o que chamamos de vasoconstrição, para guardar mais calor no corpo, e torna a circulação sanguínea mais lenta. Portanto, o cuidado deve ser redobrado nos dias frios.
Evitar fumar também é uma forma de prevenir problemas de má circulação. As consultas realizadas periodicamente com o cirurgião vascular também ajudam a proteger o organismo dessa condição.
Controlar o peso, o colesterol alto, a hipertensão, o sedentarismo, o diabetes e o estresse também integram a lista de cuidados necessários para que a má circulação não afete a saúde. Outros são:
Peças de vestuário apertadas nas pernas ou na cintura devem ser deixadas de lado ou usadas raramente, pois podem dificultar a circulação do sangue. A mesma orientação é válida para sapatos, tênis e outros tipos de calçados.
As fibras são muito importantes para que o organismo processe os alimentos sem grandes dificuldades. A boa digestão mantém a pressão abdominal controlada e, por consequência, as veias continuam saudáveis, sem danos.
Geralmente, essa dica é para orientar as pessoas para elevar as pernas por alguns minutos, quando estão deitadas. Isso é muito benéfico e ajuda a prevenir os problemas de má circulação. No entanto, não é a única forma de promover o bom retorno do sangue às veias. Levantar um pouco as pernas, quando se está sentado, também faz bem para o sistema circulatório.
Essa dica está sempre presente, em toda e qualquer orientação para prevenir praticamente todos os problemas de saúde por um motivo: nada é melhor para o organismo do que colocá-lo em movimento alguns minutos por dia, cerca de cinco vezes na semana.
No caso específico da má circulação, a musculatura em movimento impede que o problema surja porque a compressão que exercem sobre as veias colabora com o bombeamento do sangue e seu retorno ao coração.
A massagem relaxante auxilia na irrigação dos tecidos, além de beneficiar a circulação sanguínea. Tirar um tempo para realizá-la de vez em quando, durante a semana, faz muito bem para todo o corpo e para a mente também.
Material escrito por: Dr. Rodolpho Alves dos Reis
Cirurgião vascular - CRM/DF 13.263
Formado em medicina pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, é especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular periférica, atua no atendimento de pacientes com patologias vasculares diversas. Dedica-se ao tratamento de varizes com laser, aplicações de espuma ecoguiada e ecografia vascular.
Diretor Técnico Médico:
Dr. Marco Edoardo Bezerra de Melo CRM/DF: 10.711