Orientações e dicas

16/03/2018

5 dicas para a má circulação não pegar você!

5 dicas para a má circulação não pegar você!

A má circulação é um problema que surge, com maior frequência, no inverno. Uma das causas mais comuns é o fechamento da  parede das artérias, pois elas fazem o que chamamos de vasoconstrição, para guardar mais calor no corpo, e torna a circulação sanguínea mais lenta. Portanto, o cuidado deve ser redobrado nos dias frios.

Evitar fumar também é uma forma de prevenir problemas de má circulação. As consultas realizadas periodicamente com o cirurgião vascular também ajudam a proteger o organismo dessa condição.

Controlar o peso, o colesterol alto, a hipertensão, o sedentarismo, o diabetes e o estresse também integram a lista de cuidados necessários para que a má circulação não afete a saúde. Outros são:

  • evitar o uso de sapatos e meias muito apertados;
  • não dormir de maneira que o corpo permaneça muito encolhido;
  • manter as pernas cruzadas por pouco tempo;
  • alimentar-se corretamente;
  • hidratar o corpo a partir da ingestão adequada de água;
  • diminuir o consumo de bebidas alcoólicas.

O que fazer para manter a má circulação bem longe de você

Usar roupas e calçados confortáveis

Peças de vestuário apertadas nas pernas ou na cintura devem ser deixadas de lado ou usadas raramente, pois podem dificultar a circulação do sangue. A mesma orientação é válida para sapatos, tênis e outros tipos de calçados.

Consumir alimentos com fibras

As fibras são muito importantes para que o organismo processe os alimentos sem grandes dificuldades. A boa digestão mantém a pressão abdominal controlada e, por consequência, as veias continuam saudáveis, sem danos.

Colocar as pernas para o alto

Geralmente, essa dica é para orientar as pessoas para elevar as pernas por alguns minutos, quando estão deitadas. Isso é muito benéfico e ajuda a prevenir os problemas de má circulação. No entanto, não é a única forma de promover o bom retorno do sangue às veias. Levantar um pouco as pernas, quando se está sentado, também faz bem para o sistema circulatório.

Exercitar-se

Essa dica está sempre presente, em toda e qualquer orientação para prevenir praticamente todos os problemas de saúde por um motivo: nada é melhor para o organismo do que colocá-lo em movimento alguns minutos por dia, cerca de cinco vezes na semana.

No caso específico da má circulação, a musculatura em movimento impede que o problema surja porque a compressão que exercem sobre as veias colabora com o bombeamento do sangue e seu retorno ao coração.

Massagear-se

A massagem relaxante auxilia na irrigação dos tecidos, além de beneficiar a circulação sanguínea. Tirar um tempo para realizá-la de vez em quando, durante a semana, faz muito bem para todo o corpo e para a mente também.

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