Orientações e dicas

19/01/2018

Exercício em casa: veja quais são bons para combater as varizes

Exercício em casa: veja quais são bons para combater as varizes

Praticar um exercício físico é ótimo para a saúde, sem contar que é muito bom para combater as varizes. Os mais recomendados para quem tem propensão ao aparecimento de veias dilatadas nas pernas são aqueles em que é necessário que haja a contração da musculatura da panturrilha. O movimento colabora com o retorno do sangue dos membros inferiores para o coração, além de contribuir para que o sangue não fique acumulado nos vasos.

Reserve um período do dia para cuidar do seu bem-estar executando alguns movimentos simples, mas que farão toda a diferença para a sua saúde vascular!

3 exercícios que ajudam a combater as varizes

Exercício 1

  1. Deitada no chão, sobre um colchonete ou tapete, permaneça com a barriga para cima e as pernas esticadas.
  2. Erga uma das pernas até formar um ângulo aproximado de 45 graus e mantenha a posição.
  3. Estique o pé, até os dedos apontarem para a frente. Depois, retorne o pé para a posição inicial, em que os dedos apontam para cima.
  4. Após repetir o movimento oito vezes, faça o mesmo com a outra perna e o outro pé.

Exercício 2

  1. Deitada no chão, sobre um colchonete ou tapete, permaneça com a barriga para cima e as pernas esticadas.
  2. Erga uma das pernas até formar um ângulo aproximado de 45 graus e mantenha a posição.
  3. Estique o pé, até os dedos apontarem para a frente e, nessa posição, desenhe círculos no ar, mantendo a perna parada. Movimente apenas o pé.
  4. Após desenhar oito círculos, faça o mesmo com a outra perna e o outro pé.

Exercício 3

  1. Deitada no chão, sobre um colchonete ou tapete, permaneça com a barriga para cima e as pernas esticadas.
  2. Coloque um apoio abaixo da panturrilha. Pode ser uma pilha de travesseiros, um balde e até uma caixa de plástico, daquelas usadas para guardar coisas.
  3. Estique os pés, alternadamente, até os dedos apontarem para a frente. Depois, retorne para a posição inicial, em que os dedos apontam para cima.
  4. Estique e depois dobre os pés oito vezes cada um, totalizando 16 repetições.

Atenção à respiração!

A respiração correta durante a prática dos exercícios é muito importante. As pessoas tem o hábito de bloquear a respiração quando estão se exercitando. Isso aumenta a pressão exercida sobre o corpo internamente e prejudica o retorno venoso. Portanto, atenção para respirar de forma correta:

  1. Deitada, com a barriga para cima, de forma relaxada, inspire o ar pelo nariz.
  2. Expire o ar pela boca, fazendo uma contração abdominal, como se estivesse querendo aproximar o umbigo da coluna.
  3. Repita o exercício respiratório de oito a 10 vezes.

Durante a execução dos exercícios, é essencial manter a respiração e coordená-la com a atividade. Deve-se expirar no momento em que o movimento é realizado. Por exemplo, quando for esticar o pé, expire. Ao dobrá-lo, inspire.

Todos os exercícios podem ser feitos, também, após a realização de uma cirurgia para varizes, desde que haja permissão do médico. Os movimentos ajudam a combater as varizes e a bombear o sangue das pernas de volta para o coração, beneficiando a circulação.

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