Por: Dr. Luis Fernando de Carvalho Bastos - Cirurgião vascular - CRM/DF 11.886
Publicado em 19/01/2018 - Atualizado 31/01/2019
Praticar um exercício físico é ótimo para a saúde, sem contar que é muito bom para combater as varizes. Os mais recomendados para quem tem propensão ao aparecimento de veias dilatadas nas pernas são aqueles em que é necessário que haja a contração da musculatura da panturrilha. O movimento colabora com o retorno do sangue dos membros inferiores para o coração, além de contribuir para que o sangue não fique acumulado nos vasos.
Reserve um período do dia para cuidar do seu bem-estar executando alguns movimentos simples, mas que farão toda a diferença para a sua saúde vascular!
A respiração correta durante a prática dos exercícios é muito importante. As pessoas tem o hábito de bloquear a respiração quando estão se exercitando. Isso aumenta a pressão exercida sobre o corpo internamente e prejudica o retorno venoso. Portanto, atenção para respirar de forma correta:
Durante a execução dos exercícios, é essencial manter a respiração e coordená-la com a atividade. Deve-se expirar no momento em que o movimento é realizado. Por exemplo, quando for esticar o pé, expire. Ao dobrá-lo, inspire.
Todos os exercícios podem ser feitos, também, após a realização de uma cirurgia para varizes, desde que haja permissão do médico. Os movimentos ajudam a combater as varizes e a bombear o sangue das pernas de volta para o coração, beneficiando a circulação.
Material escrito por: Dr. Luis Fernando de Carvalho Bastos
Cirurgião vascular - CRM/DF 11.886
Formado em medicina pela Escola de Ciências Médicas de Alagoas, é especialista em Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular e certificado na atuação em Ecografia Vascular. O médico é membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e do serviço de cirurgia vascular do Hospital de Base do Distrito Federal.
Diretor Técnico Médico:
Dr. Marco Edoardo Bezerra de Melo CRM/DF: 10.711