Orientações e dicas

30/11/2016

O que causa formigamento nas pernas?

O que causa formigamento nas pernas?

Provavelmente isso já aconteceu com você: ao sentar sobre uma das pernas, depois de um tempo ela começar a formigar. Essa é uma reação natural do corpo quando o nervo é pressionado ou falta sangue na região. Na maioria dos casos, basta mudar a posição em que se está e movimentar-se para dissipar a sensação. Em outros, é preciso descobrir o que causa formigamento nas pernas, ainda mais quando acontece de forma recorrente.

Há situações em que o formigamento nas pernas representa um sintoma de doenças vasculares. A mais comum são as varizes, mas há outras que estão relacionadas à condição e uma delas é o Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame. Por este motivo, é preciso prestar atenção aos sinais do corpo e procurar um cirurgião vascular para descobrir o que pode estar acontecendo, mesmo que a pessoa considere que o que está sentindo “não é nada e, por isso, não há necessidade de ir ao médico”.

Muitas doenças vasculares podem ser prevenidas ou melhor solucionadas quando são tratadas assim que descobertas. O diagnóstico precoce evita, inclusive, complicações mais graves e difíceis de resolver. Por isso, é recomendada a realização de um checkup vascular para pessoas a partir dos 40 anos que apresentem algum dos fatores de risco associados à maioria dessas doenças. Mulheres que desejam engravidar devem agendar a avaliação previamente à gestação.

Entre o que causa formigamento nas pernas estão as varizes

Pessoas com problemas na circulação sanguínea tendem a sentir com maior frequência, mesmo que esporadicamente, a sensação de formigamento. O que causa formigamento nas pernas é a insuficiência do fluxo de sangue nas zonas afetadas, muito comum nos casos de varizes.

Quem possui varizes tem a circulação do sangue afetada pela incapacidade da veia de funcionar adequadamente. O que acontece é uma falha nas válvulas das veias, responsáveis por controlar a passagem do sangue e fazê-lo retornar ao coração. Sem o funcionamento correto dessas estruturas, o retorno venoso fica comprometido, o sangue se acumula nas veias e surgem deformações que podem ser percebidas nas pernas. O problema ocorre em pessoas com predisposição genética, grávidas, obesos e em pessoas que ficam muito tempo em pé ou sentadas, e é mais comum em mulheres.

Consumir alimentos que contenham alto teor de vitaminas do complexo B (carne, fígado, ovos, leite, semente e cereais integrais, folhas escuras e queijo) é uma boa opção para evitar o formigamento. Já para diagnosticar, tratar ou saber como prevenir as varizes, é imprescindível consultar um cirurgião vascular.

< Voltar