Orientações e dicas

24/02/2016

Dor, peso e formigamento nas pernas são sintomas de varizes?

Dor, peso e formigamento nas pernas são sintomas de varizes?

O aparecimento das varizes ocorre quando as válvulas das veias, responsáveis por regular a passagem de sangue e fazê-lo retornar ao coração, não funcionam, causando deformações nas pernas. O problema ocorre em pessoas com predisposição genética, grávidas,  obesos e em pessoas que ficam muito tempo em pé ou sentadas e é mais comum em mulheres.

Porque os sintomas de varizes surgem

As veias são o mecanismo do corpo pelo qual o sangue retorna ao coração, impulsionado pela bomba muscular das panturrilhas, e possuem válvulas que impedem o sangue de fazer o caminho inverso, ou seja, voltar para as extremidades, por exemplo, os pés. Quando as válvulas não funcionam bem, o sangue começa a se acumular dentro das veias, fazendo com que dilatem e surjam as dores e outros sintomas de varizes:

  • sensação de peso nas pernas;
  • queimação;
  • formigamentos;
  • edema persistente nos tornozelos e pés;
  • cãibras noturnas;
  • coceiras na região;
  • e alterações na sensibilidade da pele.

Há casos que são mais graves. Nestes, aparecem manchas escuras nas pernas e pés (hiperpigmentação), lesões descamativas e úlceras. Como a doença é progressiva, uma variz que, aparentemente, é inofensiva, pode evoluir e causar complicações mais graves, por isso, é aconselhável procurar um médico especialista em cirurgia vascular assim que elas surgem. O quanto antes o tratamento é realizado, mais rápida é a recuperação.

Quais tratamentos existem

As varizes podem ser tratadas clinicamente somente com medicamentos, meias de compressão e mudanças no estilo de vida, e procedimentos minimamente invasivos, como a Crioescleroterapia, Escleroterapia de “vasinhos”, escleroterapia com espuma densa guiada por ultrassom, laser transdérmico, Clacs (criolaser e crioescleroterapia) ou cirurgia e ablação por endolaser, dependendo do caso. Geralmente a cirurgia é a última opção e indicada nas situações mais graves.

Como prevenir as varizes

As principais recomendações para prevenir as varizes são as de evitar ficar por muito tempo em pé ou sentado, elevar os membros inferiores sempre que possível e praticar exercícios regularmente. A orientação para as grávidas é usar meias elásticas durante a gestação, conforme a orientação do cirurgião vascular, que deve ser consultado ao primeiro sinal de desconforto ou sintoma. Assim, evita-se transtornos futuros e se adquire mais disposição para o que realmente importa: viver bem!

< Voltar

Você pode se interessar também por:

WhatsApp