Orientações e dicas

19/06/2017

O que causa varizes? Veja as respostas para as principais dúvidas sobre a doença

O que causa varizes? Veja as respostas para as principais dúvidas sobre a doença

A grande maioria das pessoas só se preocupa em saber o que causa varizes quando descobre que a dor nas pernas, o cansaço e o inchaço sentidos são provocados por elas. Antes disso, são poucas aquelas que procuram se informar como forma de prevenção. Afinal, por que se importar com isso quando, aparentemente, está tudo bem?

Por um só motivo: varizes são hereditárias. Isso quer dizer que se seu pai, sua mãe ou ambos tiverem a condição, as chances de você desenvolvê-la são maiores. A genética é o principal fator de risco para o surgimento das varizes. A predisposição para que elas se formem em suas pernas, associada à falta de alguns cuidados essenciais para preveni-las, apenas eleva a possibilidade de que as varizes apareçam em algum momento da vida.

Nas mulheres, a idade mais propícia para que a condição comece a se desenvolver é a partir dos 35 anos. A população feminina, aliás, é a mais propensa a ter varizes. O número de casos entre os homens é menor. Tanto que não há uma estimativa de quando os problemas nas veias podem aparecer neles.

Ainda assim, é preciso estar atento. Veias muito dilatadas e não tratadas podem colocar o organismo em risco. Cuide de sua saúde, primeiro, sanando as principais dúvidas sobre o que causa varizes.

Respostas para as principais dúvidas sobre o que causa varizes

Cruzar as pernas causa varizes?

Ao cruzar as pernas, a pressão sobre as veias superficiais aumenta. Isso não desencadeia, necessariamente, o surgimento das varizes. Mesmo assim, o mais recomendado é sentar-se com as pernas descruzadas e os pés apoiados no chão.

Fumar influencia no surgimento da condição?

Algumas substâncias contidas no cigarro são prejudiciais às veias e podem torná-las mais predispostas à formação de varizes. O melhor é parar de fumar para evitar a ocorrência de doenças vasculares até mais graves que as varizes.

É preciso tratar todo tipo de variz?

Sim, inclusive os chamados vasinhos, pois eles podem ser um sinal de que um problema maior pode estar se formando, como uma insuficiência venosa. E, aqui, vale um alerta: nenhum tratamento para varizes deve ser realizado por qualquer profissional que não seja um cirurgião vascular.

O que fazer para evitar as varizes?

Uma maneira simples de prevenir as varizes é não ficar parado, em pé ou sentado, por muito tempo. O corpo precisa se movimentar, pois a contração muscular ajuda a bombear o sangue de volta ao coração. Cuidar do peso também é importante, já que a obesidade pode agravar o problema. Exercitar-se e usar meias de compressão, conforme orientação médica, também são atitudes que ajudam a evitar as varizes.

< Voltar

WhatsApp