Por: Publicado em 10/07/2017 - Atualizado 31/01/2019

Quem tem varizes pode fazer tatuagem?

Será que quem tem varizes pode fazer tatuagem? Tatuar as pernas tendo varizes não é, exatamente, um bom truque para disfarçar as veias dilatadas. Pelo contrário, desenhar sobre a pele marcada por vasos doentes pode piorar o problema. O mais indicado, portanto, é tratar a condição e, só depois de se certificar, com o cirurgião vascular, de que não há mais restrições, buscar um profissional para tatuar o corpo.

Pessoas que já possuem tatuagens nas pernas e desenvolveram varizes depois disso precisam conversar com o médico sobre quais são as alternativas de tratamento. A tinta na pele pode dificultar o uso de algumas delas, como a cirurgia, a aplicação de medicamentos e o laser. Sem contar que um corte na pele ou a irradiação de luz pode danificar a tatuagem.

Dificilmente, é possível determinar, previamente, se uma pessoa terá varizes.. O único indicativo seguro de que existe a possibilidade de uma pessoa desenvolver varizes é o histórico familiar. Caso o pai, a mãe ou ambos sofram com  a condição, a chance de ela surgir na filha ou no filho é grande. Mas isso não quer dizer, necessariamente, que elas, de fato, aparecerão.

Quando quem tem varizes pode fazer tatuagem?

O melhor é apostar na prevenção. Uma consulta com um cirurgião vascular pode ser agendada para que ele oriente sobre quando quem tem varizes pode fazer tatuagem e as atitudes que podem ser adotadas, no dia a dia, em relação às veias dilatadas. Além disso, essa pode ser uma oportunidade para fazer um check-up vascular e iniciar um acompanhamento para monitorar o aparecimento da doença ou a evolução do quadro, conforme a situação.

Tatuar as pernas, sobre a varizes, pode provocar lesões, sangramentos localizados, inflamação nas veias (conhecida como flebite) e vários outros problemas que podem afetar não só a circulação sanguínea, mas todo o organismo.

A flebite, por exemplo, pode evoluir para uma tromboflebite, que, além da inflamação, ocasiona a obstrução das veias. Existe o risco, também, de ocorrer uma varicoflebite (inflamação nas veias varicosas), que pode se agravar e provocar uma varicotromboflebite e afetar o sistema venoso profundo. Quando isso acontece, há chance de se desenvolver uma trombose venosa profunda (TVP) e, até, uma embolia pulmonar.

O tratamento para essas doenças pode ser mais difícil e demorado. Para não colocar a saúde em risco, é bom informar-se e avaliar os prós e os contras de se fazer uma tatuagem, para realizá-la com segurança e sem comprometer o bem-estar.