Por: Dra. Maria Betânia da Silva Barbosa Marinho Publicado em 10/07/2017 - Atualizado 31/01/2019
Será que quem tem varizes pode fazer tatuagem? Tatuar as pernas tendo varizes não é, exatamente, um bom truque para disfarçar as veias dilatadas. Pelo contrário, desenhar sobre a pele marcada por vasos doentes pode piorar o problema. O mais indicado, portanto, é tratar a condição e, só depois de se certificar, com o cirurgião vascular, de que não há mais restrições, buscar um profissional para tatuar o corpo.
Pessoas que já possuem tatuagens nas pernas e desenvolveram varizes depois disso precisam conversar com o médico sobre quais são as alternativas de tratamento. A tinta na pele pode dificultar o uso de algumas delas, como a cirurgia, a aplicação de medicamentos e o laser. Sem contar que um corte na pele ou a irradiação de luz pode danificar a tatuagem.
Dificilmente, é possível determinar, previamente, se uma pessoa terá varizes.. O único indicativo seguro de que existe a possibilidade de uma pessoa desenvolver varizes é o histórico familiar. Caso o pai, a mãe ou ambos sofram com a condição, a chance de ela surgir na filha ou no filho é grande. Mas isso não quer dizer, necessariamente, que elas, de fato, aparecerão.
O melhor é apostar na prevenção. Uma consulta com um cirurgião vascular pode ser agendada para que ele oriente sobre quando quem tem varizes pode fazer tatuagem e as atitudes que podem ser adotadas, no dia a dia, em relação às veias dilatadas. Além disso, essa pode ser uma oportunidade para fazer um check-up vascular e iniciar um acompanhamento para monitorar o aparecimento da doença ou a evolução do quadro, conforme a situação.
Tatuar as pernas, sobre a varizes, pode provocar lesões, sangramentos localizados, inflamação nas veias (conhecida como flebite) e vários outros problemas que podem afetar não só a circulação sanguínea, mas todo o organismo.
A flebite, por exemplo, pode evoluir para uma tromboflebite, que, além da inflamação, ocasiona a obstrução das veias. Existe o risco, também, de ocorrer uma varicoflebite (inflamação nas veias varicosas), que pode se agravar e provocar uma varicotromboflebite e afetar o sistema venoso profundo. Quando isso acontece, há chance de se desenvolver uma trombose venosa profunda (TVP) e, até, uma embolia pulmonar.
O tratamento para essas doenças pode ser mais difícil e demorado. Para não colocar a saúde em risco, é bom informar-se e avaliar os prós e os contras de se fazer uma tatuagem, para realizá-la com segurança e sem comprometer o bem-estar.