Orientações e dicas

20/03/2017

Vascular Clínica inclui cardiologia entre as especialidades médicas que atende

Vascular Clínica inclui cardiologia entre as especialidades médicas que atende

A realização de exames laboratoriais e clínicos como eletrocardiograma, eletroencefalograma, dosagem de açúcar no sangue, hemograma completo, ureia e coagulação é indispensável antes de qualquer tipo de cirurgia, inclusive das vasculares. Eles são requisitados pelo cirurgião vascular para avaliar o estado geral de saúde do paciente. Muitos podem ser solicitados pelo próprio especialista, mas os exames específicos do coração só podem ser efetuados por um cardiologista.

Muitos médicos da área estão aptos a realizar a avaliação de risco cirúrgico, mas nem todos têm horários disponíveis para consulta devido à demanda de atendimento. Em função disso, às vezes, o período de preparação para a cirurgia se estende mais do que o esperado e nem sempre o paciente tem disponibilidade para aguardar pela consulta. Para vencer essa dificuldade e oferecer mais conforto para os pacientes, a Vascular Clínica incluiu a cardiologia entre as especialidades médicas que atende. Assim, as pessoas que necessitam de uma consulta com um cardiologista em Brasília (DF) dispõem de mais um local onde encontrar um especialista.

Porque a Vascular oferece o serviço de um cardiologista em Brasília

O médico que atende na Vascular Clínica, Dr.Rômulo Alzuguir Montijo (CRM:13.616 DF), não só auxilia na identificação dos principais fatores de risco cirúrgico (infarto ou angina, insuficiência cardíaca, doença nas valvas do coração e hipertensão arterial), como também atua na orientação dos pacientes para a prevenção de doenças como hipertensão, infarto e arritmia, além de realizar checkup cardiológico.

Toda essa atenção voltada à saúde do coração serve para minimizar o risco de surgirem complicações cardiovasculares ao longo da vida de uma pessoa – e não somente antes de ela se submeter a uma cirurgia.

Muitas doenças do coração, como a hipertensão arterial, têm relação com outras condições (por exemplo, a obesidade) que podem prejudicar a circulação sanguínea e favorecer o desenvolvimento das varizes.

As varizes são veias que se dilatam em decorrência do sangue que se acumula porque não consegue retornar ao coração como deveria. Muitas são grossas, tortuosas e facilmente percebidas sob a pele. Algumas são pequenas e avermelhadas e não representam, necessariamente, um risco para a saúde. Outras são um pouco maiores e azuladas.

Uma das formas de tratá-las é com cirurgia. A operação só pode ser realizada desde que o paciente esteja devidamente preparado, ou seja, tenha efetuado todos os exames solicitados pelo cirurgião vascular com bons resultados e possua a liberação do cardiologista.

< Voltar

WhatsApp