Por: Dr. Rodolpho Alves dos Reis - Cirurgião vascular - CRM/DF 13.263
Publicado em 19/09/2017 - Atualizado 31/01/2019
O corpo costuma dar alguns sinais quando algo está afetando o organismo. Com os problemas de circulação, isso também ocorre. Antes de os vasinhos ou as varizes aparecem pela primeira vez nas pernas, é possível suspeitar que algo pode não estar cem por cento certo apenas observado a ocorrência de algumas alterações comumentemente associadas à condição.
A percepção de qualquer uma delas significa que a saúde precisa de cuidados. Ignorar os sinais, mesmo que seja apenas um deles, pode colocar o bem-estar em cheque e permitir uma evolução pouco promissora da condição, capaz de comprometer o funcionamento do coração e dos pulmões.
Geralmente, são as mudanças no fluxo e na direção da corrente sanguínea os principais motivos para o surgimento dos sintomas relacionados aos problemas de circulação. Essas características se modificam e tornam-se anormais quando as veias têm dificuldades em cumprir suas funções.
O corpo todo sente quando isso acontece, porém, como as pernas são os membros em que esses danos mais aparecem, é nelas que concentram-se praticamente todas as sensações provocadas pela existência de problemas de circulação.
As varizes são veias dilatadas, que já não conseguem fazer com que o sangue siga das pernas em direção ao coração. Sem conseguir cumprir o trajeto natural, o fluido acaba indo na direção contrária, ou seja, retorna para as pernas e acaba se acumulando dentro da veia, a ponto de a circulação não conseguir mais fluir por ela. Essa interrupção é o que causa a dor nos membros inferiores.
O motivo pelo qual o inchaço ocorre é semelhante ao relacionado à sensação de dor descrito acima. Em problemas de circulação, geralmente existe um desequilíbrio entre a quantidade de sangue que circula na perna e a que retorna para o coração. O inchaço surge quando o retorno é menor do que deveria.
A vermelhidão identificada na perna é um indicativo da possibilidade de haver um problema vascular. O sintoma é, muitas vezes, confundido como sendo um sinal de erisipela, uma doença grave que afeta a pele.
Este sinal não é exclusivo de quem tem varizes. Por isso, quando é constante e incômodo, é preciso investigar o que pode o estar causando. É muito comum a sensação de formigamento surgir em quem tem problemas de circulação.
Parte das condições que afetam a circulação do sangue também causam sensação de queimação nas pessoas afetadas. O sintoma pode ou não surgir em conjunto com os demais. O importante é, sempre, procurar saber por que ele foi provocado e tratá-lo.
Material escrito por: Dr. Rodolpho Alves dos Reis
Cirurgião vascular - CRM/DF 13.263
Formado em medicina pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, é especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular periférica, atua no atendimento de pacientes com patologias vasculares diversas. Dedica-se ao tratamento de varizes com laser, aplicações de espuma ecoguiada e ecografia vascular.
Diretor Técnico Médico:
Dr. Marco Edoardo Bezerra de Melo CRM/DF: 10.711