Orientações e dicas

Por: - Cirurgião vascular - CRM/DF 13.263
Publicado em 14/12/2018 - Atualizado 31/01/2019

6 hábitos saudáveis para cuidar da saúde vascular

6 hábitos saudáveis para cuidar da saúde vascular

Para cuidar da saúde vascular, é preciso ter disciplina em relação a alguns hábitos diários. Medidas extremamente simples podem ser transformadoras para a sua saúde vascular, que merece atenção diária.

Por isso, selecionamos dicas valiosas para que você tenha um pouco mais de cuidado com a sua saúde vascular. Assim, você pode prevenir uma série de doenças e complicações futuras quando se vive um estilo de vida desequilibrado. São passos que qualquer pessoa pode adotar em suas vidas hoje mesmo:

Conheça 6 hábitos indispensáveis para cuidar da saúde vascular

De uma maneira geral, para evitar doenças vasculares é importante manter a pressão arterial sob controle, controlar o colesterol e manter os níveis de glicose equilibrados.  Outro fator fundamental é evitar o tabagismo, que prejudica imensamente a saúde vascular e favorecer o aparecimento de doenças.

Por isso, esteja atento nos hábitos indicados:

1. Faça caminhadas diárias

Para cuidar da saúde vascular, dedique, pelo menos, dez minutos do dia para fazer uma caminhada.

Esse é um requisito básico que pode trazer grandes benefícios, podendo ser praticado por qualquer pessoa a qualquer hora do dia.  Procure substituir o carro ou o ônibus para distâncias menores, o meio ambiente e seu corpo agradecem!

2. Descanse

É fundamental que o descanso seja algo diário, pois beneficia o bom funcionamento do organismo. Por isso, para descansar o suficiente, procure completar, ao menos, sete horas de sono para que seu corpo sinta-se mais relaxado. Para colaborar com esse momento, deixe de lado os aparelhos eletrônicos na hora de dormir e os substitua pela leitura ou uma meditação com música relaxante.

3. Aumente o consumo de água

O consumo ideal de água por dia é de dois litros, no mínimo. Procure beber um copo de água a cada hora ou ande sempre com a sua garrafinha. Hidratar o organismo é fundamental para prevenir uma série de doenças, além de facilitar o bom funcionamento do intestino e evitar dores agudas de cabeça. Beber água também promove uma boa circulação venosa e evita problemas relacionados.

Além disso, tenha cautela com bebidas gaseificadas, com alto teor de sódio, como os refrigerantes. Corte a bebida artificial da sua dieta e substitua por chás, sucos naturais e ainda mais água.

4. Movimente os membros inferiores

Para quem tem predisposição para desenvolver doenças vasculares, é importante movimentar as pernas e os pés. Permanecer longos períodos sentado pode prejudicar o fluxo sanguíneo. Esses cuidados também devem ser tomados por quem não está inserido em algum grupo de risco, com o objetivo de evitar o surgimento de um dos fatores de risco: o sedentarismo.

Uma parada para exercícios, como um alongamento ou caminhada, a cada hora já ajuda muito a saúde vascular.  Dê-se um tempinho diário para cuidar do seu corpo e verá diferenças transformadoras.

5. Cuide da alimentação

A alimentação é a base de um corpo saudável. Por isso, consulte um nutricionista e faça um plano alimentar adequado, com ingestão de todos os grupos alimentares, dando sempre preferência aos alimentos naturais. Evite comidas industrializadas e cheias de condimentos, que podem levar o organismo a reter líquidos.

Dedique um tempo do seu dia para preparar as suas refeições com carinho e evite altas taxas de colesterol e triglicérides, associadas aos alimentos industrializados, e favorecem o sobrepeso.

6. Controle o peso corporal

Para controlar a obesidade e o sobrepeso, é importante saber quanto você pesa e verificar se esse número se encaixa nos valores corretos de índice de massa corpórea (IMC). A obesidade favorece o surgimento de doenças vasculares, por isso deve ser um dos pontos principais a serem observados no cuidado com a saúde.

De maneira geral, cultivando os hábitos apresentados anteriormente, é possível manter-se no peso saudável. Se, ainda com uma rotina saudável, você apresente sobrepeso, busque um especialista, ele poderá avaliar se existem doenças ou distúrbios associadas que possam explicar o problema de peso.

Combate à aterosclerose

A aterosclerose é uma doença que dificulta a passagem de sangue em decorrência das placas de gordura e outros elementos que se alojam nas paredes das artérias. A partir da aterosclerose, a saúde vascular fica comprometida e poderá desencadear diversos outros problemas e complicações.

Por isso, as dicas mencionadas anteriormente são importantes para evitar que a aterosclerose surja e se desenvolva.

Acompanhe sua saúde

Para manter a saúde vascular em dia, faça consultas regulares e preventivas com um angiologista. Assim, será possível identificar qualquer problema o quanto antes, o que facilita o seu tratamento.

Ainda tem dúvidas sobre o tema? Entre em contato com nossa equipe para tirar dúvidas e acompanhe mais artigos informativos sobre a sua saúde vascular.

< Voltar

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.


Material escrito por:
Cirurgião vascular - CRM/DF 13.263

Formado em medicina pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, é especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular periférica, atua no atendimento de pacientes com patologias vasculares diversas. Dedica-se ao tratamento de varizes com laser, aplicações de espuma ecoguiada e ecografia vascular.

 

Você pode se interessar também por: