Orientações e dicas

Por: - Cirurgião vascular - CRM/DF 13.263
Publicado em 21/10/2016

Anticoncepcional causa trombose? Veja se isso é mito ou verdade

Anticoncepcional causa trombose? Veja se isso é mito ou verdade

O anticoncepcional é um método contraceptivo muito comum e amplamente utilizado pelas mulheres. É prescrito pelos médicos para diminuir os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM), equilibrar a dosagem de hormônios no organismo, tratar algumas doenças e muito mais. Um grande número de mulheres começa a tomar o medicamento ainda na adolescência e segue utilizando-o por toda a fase adulta. Muito se fala dos benefícios. Pouco se comenta sobre os riscos. Quando algo acontece, como o caso da universitária Juliana Pinatti Bardella, é que surge com maior intensidade a dúvida: anticoncepcional causa trombose?

Desde 2013, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANS) alerta sobre o uso de anticoncepcional ser contraindicado para pacientes com histórico de processos trombóticos (formação de coágulos em veias ou artérias), embora afirme não ter registrado problemas com o medicamento. Alguns trazem essa informação na bula. Portanto, é fundamental que as mulheres:

  1. questionem o médico ginecologista sobre o risco de o medicamento causar doenças venosas;
  2. informem ao médico sobre o diagnóstico de doença venosa, atual ou anterior à consulta;
  3. relatem ao especialista a existência de casos de doenças venosas na família, caso possuam;
  4. leiam a bula do medicamento antes de iniciar a cartela e questionem o ginecologista caso não tenham conversado sobre as questões acima ou ainda restarem dúvidas.

Por que o anticoncepcional causa trombose?

Os anticoncepcionais podem aumentar o risco de trombose, principalmente em mulheres fumantes, por causa dos hormônios presentes em sua fórmula: o estrogênio e a progesterona. Cada um provoca um efeito nas estruturas envolvidas na circulação do sangue. O estrogênio altera as paredes das veias e danifica as válvulas responsáveis pelo controle da passagem do sangue. A progesterona aumenta a dilatação das veias e o fluxo sanguíneo que passa dentro delas. Isso exige que os vasos trabalhem sob um regime de pressão acima do normal e favorece o desenvolvimento da trombose.

A trombose é a formação de um coágulo sanguíneo em uma veia ou artéria que impede o sangue de circular normalmente e nem sempre é causada pelo anticoncepcional. Fatores genéticos, hereditários e de saúde podem contribuir para que a doença surja. Mesmo assim, o medicamento precisa ser prescrito por um médico e seu uso deve ser acompanhado pelo profissional. Em caso de dúvida, um cirurgião vascular também pode ser consultado para saber se o uso do anticoncepcional causa trombose e é indicado, conforme o caso.

< Voltar

    Inscreva-se em nossa newsletter

    Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.


    Material escrito por:
    Cirurgião vascular - CRM/DF 13.263

    Formado em medicina pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, é especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular periférica, atua no atendimento de pacientes com patologias vasculares diversas. Dedica-se ao tratamento de varizes com laser, aplicações de espuma ecoguiada e ecografia vascular.

     

    Você pode se interessar também por: