Orientações e dicas

Por: - Cirurgião vascular - CRM/DF 13.263
Publicado em 01/03/2019

Entenda como prevenir a aterosclerose

Entenda como prevenir a aterosclerose

A aterosclerose é uma doença inflamatória crônica que provoca o estreitamento total ou parcial dos vasos sanguíneos. Este fator dificulta consideravelmente a circulação do sangue. A patologia afeta o fluxo de sangue para os órgãos, impedindo a nutrição dos tecidos. Também pode causar doenças graves, como a amputação de membros, acidente vascular cerebral (AVC), e muitos outros problemas relacionados ao rompimento dos vasos sanguíneos.

Alguns fatores, como o uso de tabaco, o colesterol alto, o diabetes, a predisposição genética, a idade avançada, o sedentarismo, os hábitos alimentares ruins e a pressão alta, contribuem para o desenvolvimento da aterosclerose, que afeta em torno de um bilhão de pessoas no mundo, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A associação de dois ou mais fatores de risco aumentam a incidência da doença. Porém, o tabagismo é a principal causa da aterosclerose. Isso porque o cigarro é composto por agentes pró-coagulantes que engrossam o sangue, facilitando o depósito da gordura nos vasos sanguíneos.

Os sintomas da aterosclerose aparecem após a artéria ter perdido em torno de 75% do seu calibre. Ou seja, caracteriza-se por uma doença silenciosa e, quando os sintomas estão visíveis, a aterosclerose já está em estágio avançado. Daí vem a importância de se fazer check-ups sempre que solicitado por um médico. No infográfico abaixo, conheça as principais formas de prevenir a aterosclerose.

aterosclerose

< Voltar


Material escrito por:
Cirurgião vascular - CRM/DF 13.263

Formado em medicina pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, é especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular periférica, atua no atendimento de pacientes com patologias vasculares diversas. Dedica-se ao tratamento de varizes com laser, aplicações de espuma ecoguiada e ecografia vascular.

 

Você pode se interessar também por: