Por: Dr. Luis Fernando de Carvalho Bastos - Cirurgião vascular - CRM/DF 11.886
Publicado em 22/10/2017 - Atualizado 31/01/2019
Para compreender se é o homem ou a mulher quem sofre mais com as varizes, é preciso levar em conta que existem diferenças básicas entre os dois organismos que acabam pesando na maior ou menor incidência da enfermidade.
As varizes são veias assimétricas, dilatadas e insuficientes. Qualquer veia pode ficar varicosa. Contudo, é mais comum que elas ocorram nas pernas e nos pés, devido à quantidade de tempo em que ficamos em pé ou sentados, o que acaba ocasionando maior pressão nas veias da parte inferior do corpo.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil, cerca de 35% da população sofre com as varizes. Estima-se que uma em cada cinco mulheres e um em cada 15 homens seja portador desse problema vascular.
O sangue desce facilmente do coração até os membros inferiores, através das artérias. Mas precisa desenvolver um esforço significativamente maior para voltar até o coração. Esta tarefa de retorno venoso é executada pelas veias, por meio de válvulas que direcionam o sangue para cima. Em algumas pessoas, com o passar do tempo, vários fatores podem determinar ou provocar o funcionamento insuficiente destas válvulas, causando as varizes.
Homens com idades entre 30 e 40 anos sofrem mais com as varizes principalmente por fatores hereditários. Contudo, outros quesitos como obesidade, fumo e sedentarismo potencializam a incidência do problema. Assim como nas mulheres, os membros inferiores dos homens que sofrem com varizes ficam inchados e causam dores e desconfortos.
Nas mulheres, além da já comprovada maior incidência de varizes, os fatores que causam esse problema vascular também são maiores. Veja.
O tratamento para quem sofre mais com as varizes é basicamente igual para homens e mulheres. O procedimento mais comum é a remoção cirúrgica das veias comprometidas. Este tratamento é rápido e a recuperação em casa pode durar algumas semanas.
Por fim, saber que a mulher é quem sofre mais com as varizes não libera os homens de tomarem, também, todos os cuidados. É recomendável, para ambos os sexos, caminhar diariamente para estimular a circulação do sangue e o crescimento de novos vasos saudáveis.
Material escrito por: Dr. Luis Fernando de Carvalho Bastos
Cirurgião vascular - CRM/DF 11.886
Formado em medicina pela Escola de Ciências Médicas de Alagoas, é especialista em Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular e certificado na atuação em Ecografia Vascular. O médico é membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e do serviço de cirurgia vascular do Hospital de Base do Distrito Federal.
Diretor Técnico Médico:
Dr. Marco Edoardo Bezerra de Melo CRM/DF: 10.711