Orientações e dicas

02/12/2015

Mitos e Verdades Sobre Varizes

Mitos e Verdades Sobre Varizes

As varizes atormentam a maioria das mulheres e uma boa parte da população masculina. Muito se fala sobre o que provoca e como evitá-las. Mesmo assim, muita gente ainda tem dúvidas sobre as causas e efeitos desse problema.
Confira algumas orientações das temidas varizes, descubra o que é mito e o que é verdade em relação ao assunto:

MITOS:

Usar salto alto provoca varizes?
Não. Os trabalhos científicos publicados até agora afirmam que saltos muito altos podem contribui na diminuição do bombeamento de sangue das pernas de volta ao coração e com isso provocar dores, edema e cansaços, principalmente no final do dia. Por isso é muito importante fazermos alongamentos durante o dia com as panturrilhas e variar com saltos mais baixos de preferência.

Exercícios como musculação provocam varizes?
Não. Os músculos das pernas são a bomba propulsora que faz com que o sangue retorne ao coração, sendo assim, os exercícios ajudam em muito na prevenção das varizes. O que acontece é que a pessoa já tem os sintomas de varizes quando inicia uma atividade e pela evolução natural da doença, esta progride, o que faz com que ela pense ser a musculação.
Recomendo sempre que uma pessoa com varizes consulte um especialista para maiores informações antes de iniciar sua prática esportiva.

Subir escadas provoca varizes?
Não, pelo contrário, o ato de subir e descer escadas melhora o retorno venoso pois exercita os músculos principais neste papel. O chamado “segundo coração” que são os músculos da panturrilha.

Depilação causa varizes?
Não há nenhuma evidencia científica que comprove que a depilação por cera provoque as varizes.

Cruzar as pernas provoca varizes?
Não. Mas se você já tiver a doença e uma predisposição genética, ficarem longos períodos em pé ou sentado e ainda com as pernas cruzadas, estará prejudicando o retorno do sangue ao coração.
Procure não ficar na mesma posição por períodos maiores que 01 hora, sempre faça movimentos com os pés e ande um pouco.

Eu já operei e as minhas varizes, pode ser que elas voltem?
Não. As varizes operadas dificilmente voltam. O que acontece é que depois da cirurgia geralmente não se faz um acompanhamento preventivo, sendo assim, as varizes podem voltar em outras localizações, principalmente se os fatores causadores permaneçam. Para evitar este tipo de acontecimento, faça visitas periódicas ao seu Angiologista e mantenha a saúde das pernas em dia.

Ao operar e retirar as minhas varizes, minha circulação não prejudicará ainda mais?
Não. Pelo contrário, a retirada de varizes (que são veias doentes) melhorará sua circulação, fazendo com que o sangue circule por veias saudáveis.

A cirurgia de varizes é arriscada?
Toda cirurgia tem seus riscos e benefícios, mas com advento de novas técnicas (como o laser), quase não se faz mais cortes em cirurgias de varizes, apenas pequenas perfurações com agulhas, reduzindo em muito os riscos. As anestesias na sua grande maioria são feitas com anestésicos locais, sem grandes alterações sistêmicas.

Existe cremes que podem fazer as varizes desaparecerem?
Não existe nada comprovado cientificamente a respeito de cremes que eliminam as varizes. Existem cremes que podem aliviar um pouco os sintomas (consulte seu médico).

E os medicamentos que fortalecem as paredes das veias?
Não, existe sim medicamentos que auxiliam na melhora da circulação, aumenta o retorno venoso, diminui os edemas, melhora as dores. Mas não estão diretamente relacionados com o fortalecimento das paredes dos vasos.

VERDADES:

Pílula de anticoncepcional provoca varizes?
Sim, principalmente aqueles ricos em um hormônio chamado estrogênio. Estes hormônios alteram as paredes das veias e danificam as suas válvulas, podendo provocar mais varizes. Se você tem varizes, converse com seu médico e saiba de outras formas de anticoncepção.

A gravidez pode provocar varizes?
Sim, é um dos principais fatores que causam varizes em mulheres. Tudo devido aos hormônios alterados, aumento de volume sanguíneo e, principalmente, pela compressão do bebê na barriga da mãe, dificultando o retorno do sangue. Por isso que as grávidas são conhecidas pelos pés inchados.

Se eu tenho problemas de varizes na família, eu posso ter varizes?
Sim, a hereditariedade é uma das causas de varizes mais frequentes que temos.

Eu tenho varizes, posso ter trombose?
Sim, nos casos mais avançados da doença quando a pessoa possui varizes de grosso calibre forma-se lagos venosos que podem desenvolver a coagulação do sangue nos vasos, evoluindo para tromboflebites (inflamação e trombose do vaso).

Mulher tem mais varizes que os homens?
Sim, existem estudos que mostram que a chance de uma mulher desenvolver varizes é até cinco vezes maior. Por diversos fatores como hormônios, gravidez e principalmente a estética. As mulheres quando se depilam localizam melhor as varizes e procuram os médicos mais cedo que os homens.

As meias elásticas são importantes na circulação das pernas?
Sim, elas ajudam e muito no retorno do sangue ao coração, diminuindo os sintomas como peso, cansaço, câimbras noturnas e queimação. Mas sempre procure um médico para indicar a melhor meia para cada caso

Viajar por longos períodos pode ajudar na formação de varizes?
Sim, costumamos ficar muito tempo em aviões ou ônibus em uma posição desconfortável, sentados sem se mexer. Isto diminui o retorno do sangue ao coração, aumentando o volume de nossas pernas (inchaço), e em quem tem problemas de circulação (varizes, trombose) pode prejudicar em muito. A dica é sempre se movimentar, fazer exercícios com os pés (sobe e desce) e usar meia elástica, com orientação médica.

A alimentação pode influenciar no surgimento das varizes?
Sim, uma alimentação errada, pobre em fibras, pode levar a obesidade e constipação e isso piorar o quadro de varizes. A dica é uma alimentação saudável, cuidar do peso e uma boa ingesta de líquidos.

Roupas apertadas podem prejudicar na circulação?
Sim, principalmente naquelas pessoas suscetíveis a ter varizes. As roupas apertadas na região abdominal, como cintas abdominais, podem dificultar o retorno venoso ao coração pela compressão que elas exercem nas veias da raiz de coxa e abdome.

Dr. Rodolpho Alves dos Reis
CRM/DF 13263

< Voltar

Você pode se interessar também por: