Orientações e dicas

06/10/2018

Quando iniciar um tratamento para varizes?

Quando iniciar um tratamento para varizes?

O tratamento para varizes é uma opção indicada para quem sofre de veias doentes, já que esse não é um problema estético, e sim um sinal importante de que algo não vai bem com sua saúde vascular. Mas quando iniciar um tratamento para esse problema? Confira no artigo o que você deve considerar para começar a tratar das varizes.

O verão é uma boa época para fazer o tratamento das varizes?

Embora não seja contraindicado, o verão não é o momento mais recomendado para realizar os tratamentos das varizes. Isso pois, principalmente nessa época do ano, a circulação dos membros inferiores fica ainda mais sobrecarregada pelo calor. Outro agravante é que o calor pode provocar dores nas pernas, inchaço, câimbras, coceiras, ardência e a sensação de peso nos membros inferiores.

Além disso, por consequência da exposição ao sol, o verão não é a melhor época para realizar o tratamento de varizes. Os vasinhos afetados e tratados, geralmente, respondem com pequenas manchas roxas (equimoses temporárias), que expostas ao sol podem deixar a pele manchada. Por isso, caso seja inevitável pegar sol nas áreas afetadas, é indispensável o uso de protetor solar.

O inverno então seria a melhor época para tratar as veias doentes?

Tratar as varizes durante o inverno pode ser mais vantajoso e confortável. O uso das meias elásticas, por exemplo, não será tão incômodo. Além disso, é possível preparar as pernas para o próximo verão.

Portanto, os especialistas costumam indicar a procura por um tratamento antes da estação mais quente do ano. Assim, um profissional de confiança irá recomendar o tratamento mais adequado para cada caso, como: escleroterapia, espuma densa, laser transdérmico ou cirurgia. Para isso, será considerado fatores como quadro clínico e rotina do paciente, já que o pós-operatório é uma parte essencial do tratamento das varizes e que afeta na escolha do momento que deve-se começar a tratá-las

 

Como é o pós operatório dos procedimento das varizes?

Algumas orientações gerais para a recuperação das varizes podem ser úteis para os mais diversos tipos de tratamento:

  • movimentar os pés quando estiver em repouso;
  • manter as pernas elevadas após a alta hospitalar, conforme o tempo necessário, orientado pelo cirurgião vascular;
  • usar a medicação recomendada, quando for necessária;
  • não se assustar com as manchas roxas que naturalmente aparecem após o procedimento de varizes;
  • evitar a exposição solar para que as manchas roxas não marquem a pele de forma definitiva;
  • em alguns casos, poderá aparecer sintomas como peso nas pernas, formigamento, inchaço e nódulos abaixo da pele. Relate ao seu médico, caso sentir necessidade;
  • seguir todas as orientações dadas pelo cirurgião vascular;
  • marcar o retorno ao especialista para verificar o andamento da cicatrização.

As varizes podem voltar após o tratamento?

As varizes são um problema crônico, por isso, merecem atenção e acompanhamento para o resto da vida. Um cirurgião vascular de confiança irá indicar o melhor tratamento para cada caso e orientar sobre a periodicidade do acompanhamento.

É importante orientar que as varizes tratadas dificilmente voltam a apresentar problemas após o procedimento. O que acontece é que a predisposição genética poderá desencadear o aparecimento de novas veias doentes, principalmente quando o paciente se expõe aos fatores de risco. São eles:

  • gravidez;
  • sedentarismo;
  • aumento de peso;
  • permanecer muito tempo em pé ou sentado;
  • alterações hormonais
  • uso de hormônios, como anticoncepcionais e terapia de reposição hormonal.

Por isso, é necessário conversar com o médico especialista em saúde vascular para esclarecer todos os fatores envolvidos no seu caso individualmente. Assim, você conseguirá avaliar como se prevenir e de que modo tratar novas varizes.

 

Ainda em dúvida sobre o tema? Entre em contato com nossa equipe e deixe seu comentário.

< Voltar

Você pode se interessar também por:

WhatsApp