Orientações e dicas

30/03/2018

Tomate verde ajuda mesmo a combater as varizes?

Tomate verde ajuda mesmo a combater as varizes?

O tomate verde é indicado como tratamento natural para varizes e muitas pessoas o utilizam por acreditar que uma substância presente nele, chamada solanina, ajuda a solucionar as veias dilatadas que surgem nas pernas. Será mesmo?

Existem muitas plantas medicinais que são utilizadas no Brasil, e todas podem ter ações terapêuticas e tóxicas. Alguns efeitos adversos são agressivos, ou seja, podem causar até câncer. Portanto, antes de usar um produto natural para solucionar uma questão de saúde, é preciso ter cautela e se informar muito a respeito.

Um bom começo é conversar com um cirurgião vascular sobre o uso do tomate verde no combate das varizes. É provável que ele desencoraje o uso da fruta para esse fim, considerando que, assim como diversas plantas medicinais existentes no país, não existe comprovação acerca das propriedades farmacológicas das substâncias que ela contém.

Contar ao médico a respeito do uso do tomate verde como forma de tratamento das varizes também é importante para que ele saiba da interação entre a planta, que o paciente acredita ser um medicamento natural, e o medicamento alopático que prescreveu.

Muitas pessoas não informam ao cirurgião vascular da utilização de ambos, por julgarem que o médico vai descartar o medicamento natural. Omitir essa informação, com base em um pensamento prévio, pode ser um erro. Caso surja qualquer reação adversa, o médico não terá como determinar se ela surgiu em consequência do tratamento que recomendou ou do medicamento natural, por não saber do uso deste último recurso. Para poder prestar a melhor assistência médica, o profissional da saúde necessita ter todas essas informações.

O que fazer quanto ao tomate verde: usar ou não usar?

Pela legislação, qualquer medicamento natural precisa ter eficácia comprovada e ter sido o foco de estudos toxicológicos pré-clínicos para oferecer um mínimo de segurança às pessoas. Não há nada, nesse sentido, registrado sobre o tomate verde, nem em relação ao seu componente, a solanina.

Em uma tese que aborda o processamento de vegetais, a solanina é identificada como uma substância tóxica. O alimento que a contém precisaria ser cozido para neutralizar a sua ação, ou seja, para que ela não representasse risco à saúde. Como alguns alimentos perdem suas propriedades medicinais quando aquecidos, é possível que o mesmo ocorra com o tomate verde, o que põe ainda mais em dúvida sua eficácia no combate às varizes.

O melhor a fazer para evitar as varizes é preveni-las. Consulte o Guia de cuidados e prevenção das varizes para saber o que fazer para proteger suas saúde.

< Voltar

Você pode se interessar também por:

WhatsApp