Procedimentos e exames

Fotopletismografia

O que é fotopletismografia?

A fotopletismografia é um exame capaz de detectar a insuficiência venosa nas pernas e problemas na bomba muscular periférica. Também ajuda a identificar a eficiência da 24 de determinado membro do corpo, como braços e pernas, permitindo saber a quantidade de sangue que chega ao local.

Trata-se de um exame auxiliar, mas que apresenta dados relevantes que não podem ser obtidos com outros exames vasculares. Além disso, é fundamental para diferenciar a causa de inchaço e dores nas pernas, causados pela insuficiência venosa ou pela fraqueza da bomba muscular.

Quando o exame é indicado?

A fotopletismografia é utilizada para diagnosticar doenças venosas dos membros inferiores e acompanhar a saúde vascular de pacientes que são candidatos a cirurgia de varizes. A realização do exame é indicada nos seguintes casos:

  • sensação de peso ou cansaço nas pernas;
  • medição da potência da bomba venosa;
  • determinação do grau de insuficiência venosa;
  • avaliação de dor, de origem, incerta na perna;
  • avaliação de progressão da patologia venosa;
  • avaliação da necessidade de cirurgia ou outra intervenção médica;
  • diagnóstico rápido da função venosa em gestantes e acamados;
  • diferenciação entre estados venosos saudáveis e patológicos.

Como a fotopletismografia é realizada?

O exame é realizado com o auxílio de um computador e de um aparelho denominado fotopletismógrafo, que emite raios infravermelhos capazes de emitir reflexos nos glóbulos vermelhos presentes nas veias do paciente.

O aparelho é colocado no pé e é necessário contrair repetidamente os músculos da panturrilha, para esvaziar o sangue das veias do pé. Em seguida, avalia-se o tempo de reenchimento venoso (TRV), permitindo conhecer a quantificação do refluxo venoso.

O procedimento é indolor; não-invasivo; não oferece riscos ao paciente; não necessita de preparo prévio; e dura cerca de dez minutos.

Resultados da Fotopletismografia

Os principais resultados do exame podem indicar:

  • melhora dos sintomas após a cirurgia para varizes;
  • necessidade de cirurgia;
  • indicativo de Insuficiência Venosa Crônica (IVC).

Tratamentos indicados pela Fotopletismografia

O tipo de tratamento para cada caso dependerá dos resultados do diagnóstico do exame. Contudo, podem ser do tipo clínico ou cirúrgico. Cabe ao médico angiologista ou cirurgião vascular orientar sobre qual é o tratamento mais adequado para o paciente.

< Voltar

Material escrito por:
Cirurgião vascular - CRM/DF 10.711
Publicado em

Formado em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Título de especialista em Cirurgia Geral – Ministério da Educação (MEC). Título de especialista em Cirurgia Vascular – Ministério da Educação (MEC). Membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e...