Por: Dr. Marco Edoardo Araujo Bezerra de Melo - Cirurgião vascular - CRM/DF 10.711
Publicado em 04/09/2019 - Atualizado 18/09/2019
O cirurgião vascular é o médico responsável por tratar doenças e complicações do sistema vascular, ou seja, que afetam o correto funcionamento das veias, artérias e vasos linfáticos. Trata-se de uma especialidade bastante procurada, sobretudo em virtude das varizes, mas você sabe o que perguntar na consulta com o cirurgião vascular?
Procurar um médico especialista na área é o primeiro passo para obter um diagnóstico preciso e realizar o tratamento mais adequado para cada caso. E para aproveitar a consulta ao máximo é importante elencar algumas perguntas previamente e esclarecer todos os questionamentos que possam surgir durante a consulta médica.
Ouça este conteúdo:
A consulta vascular sempre varia de acordo com o problema relatado pelo paciente, mas existem alguns pontos comuns em todas as consultas com um cirurgião vascular. Primeiramente, o médico sempre deve ouvir e analisar o paciente com muita atenção, levando em consideração todas as informações repassadas por ele.
Para realizar um diagnóstico completo, é comum que o médico faça algumas perguntas específicas. Dentre as principais solicitações médicas, podemos citar:
A relação entre médico e paciente sempre deve ser baseada na confiança e na transparência. Em muitos casos, o cirurgião vascular esclarece todas as informações necessárias ao paciente, desde as causas até o tratamento mais adequado, com as devidas orientações em cada caso.
Contudo, é comum que os pacientes ainda tenham alguma dúvida em relação à doença, ao tratamento ou algum outro questionamento que não esteja claro para ele. Por isso, é importante saber o que perguntar na consulta com o cirurgião vascular para que não reste nenhuma dúvida.
Cada paciente pode ter um questionamento específico, mas separamos algumas perguntas que todos devem fazer ao cirurgião vascular. Confira!
Muitos pacientes só procuram ajuda médica quando os sintomas estão aparentes e a doença já está em estágio avançado. O mais recomendado, no entanto, é observar os primeiros sinais de que sua saúde vascular não está bem. No caso das varizes – um dos problemas vasculares mais comuns – os primeiros sintomas podem incluir dores nas pernas, dor ao caminhar e inchaço nos membros inferiores, por exemplo.
Contudo, muitas doenças vasculares são silenciosas, o que acaba comprometendo o diagnóstico e tratamento precoce e aumentando o risco de sequelas ou até mesmo de óbito. O ideal é que pacientes acima de 40 anos de idade façam check ups vasculares regularmente para detectar indícios de uma possível doença vascular. Assim, é possível iniciar o tratamento precocemente e evitar maiores complicações.
Gostou do nosso conteúdo? Aproveite para conferir nosso artigo com tudo o que você precisa saber sobre varizes nas pernas. E não deixe de conferir mais dicas e informações sobre saúde vascular em nosso Facebook e Instagram.
Material escrito por: Dr. Marco Edoardo Araujo Bezerra de Melo
Cirurgião vascular - CRM/DF 10.711
Formado em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, é especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia Vascular. O médico é membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e do Serviço de Cirurgia Vascular do Hospital Regional de Taguatinga (HRT). Dedica-se ao estudo e manutenção de acessos vasculares para tratamentos como hemodiálise e quimioterapia, além do tratamento de varizes e fleboestética (cirurgias, microcirurgias, laser e espuma densa).
Diretor Técnico Médico:
Dr. Marco Edoardo Bezerra de Melo CRM/DF: 10.711