Orientações e dicas

02/01/2020

Guia de Cuidados e Prevenção das Varizes

Guia de Cuidados e Prevenção das Varizes

As varizes são mais comuns do que você possa imaginar. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 70% da população mundial com até 70 anos sofre com o problema. A boa notícia é que é possível evitá-lo, mas os cuidados e prevenção das varizes exigem uma mudança completa no estilo de vida do paciente.

Ouça este conteúdo: 

 

Apesar de ser possível prevenir, muitos pacientes só dão a devida atenção às varizes quando as veias varicosas já estão aparentes e começam a causar desconforto estético, além de outras complicações à saúde. Por isso, a prevenção é o melhor caminho para proporcionar maior qualidade de vida e evitar que o problema possa se desenvolver em alguma fase da vida.

O que são varizes?

As varizes se formam quando o sangue que circula nas veias das pernas tem dificuldade para retornar ao coração e dar continuidade ao ciclo da circulação sanguínea. Sem conseguir voltar, permanece acumulado na veia, que começa a ficar com o aspecto arroxeado ou vermelho e a se dilatar. Em casos mais avançados, podem apresentar coloração mais escura e veias salientes.

Quais são os sintomas?

Os sintomas variam de acordo com o calibre das veias afetadas. As telangiectasias – que são vasinhos finos e superficiais – não causam dor ou sintomas aparentes. Contudo, as varizes mais grossas causam sintomas bastante incômodos e que podem afetar a rotina do paciente. Dentre eles, podemos citar:

  • queimação;
  • sensação de peso nas pernas;
  • inchaço, sobretudo nos tornozelos;
  • escurecimento da pele;
  • coceira.

Quais são os principais fatores de risco?

Os fatores de risco para o desenvolvimento das varizes podem ser divididos entre mutáveis – ou seja, aqueles que são possíveis de serem prevenidos – e os imutáveis – aqueles que não dependem do nosso estilo de vida. Dentre os fatores imutáveis, podemos destacar três principais:

 

  • hereditariedade: pacientes cujo pai ou mãe tenham varizes têm mais chances de também desenvolver a doença;
  • sexo: pacientes do sexo feminino têm maiores chances de desenvolver varizes, sobretudo em virtude de questões hormonais;

 

  • idade: quanto maior for a idade, maiores são as chances de as varizes aparecerem.

Como é realizado o diagnóstico?

O diagnóstico de varizes é relativamente fácil de ser feito. Consiste na realização de um exame físico minucioso, na investigação de fatores familiares e pessoais, bem como na realização de exames complementares. Um exame utilizado para avaliação de refluxo sanguíneo é a ultrassonografia venosa realizada com o Eco Doppler Venoso.

Quais são os tratamentos disponíveis para varizes?

O tratamento depende das características das varizes de cada pessoa. A tendência atual é minimizar intervenções invasivas e cortes. Mas, há casos que podem ser resolvidos somente com cirurgia.

O tratamento cirúrgico geralmente é indicado para resolver os cordões varicosos, salientes e visíveis, que elevam a pele, e as pequenas veias de trajeto tortuoso ou retilíneo, estas também, podendo ser feitas a laser.

Para as telangiectasias ou vasinhos é recomendada a escleroterapia a laser, que consiste na injeção de uma solução esclerosante dentro destes vasos ou aplicação de uma luz (laser) para fechar as veias doentes.

As varizes podem causar complicações mais graves?

Se não forem tratadas adequadamente, as varizes podem agravar ou gerar outras doenças e complicações, principalmente:

  • eczema;
  • dermatite;
  • flebite e trombose;
  • pigmentação e escurecimento da pele;
  • hemorragias;
  • úlceras.

Afinal, quais são os cuidados e prevenção das varizes?

A melhor maneira de prevenir as varizes é adotar um estilo de vida saudável. Dessa forma, os principais hábitos que ajudam a evitar o problema são:

Consuma mais proteína

Ingerir uma quantidade menor de proteínas do que o organismo precisa compromete a firmeza da pele, pois é esse nutriente que faz a manutenção das células e ajuda a evitar a flacidez.

Cuidado com o esforço na academia

Se você já possui varizes, o esforço excessivo afeta ainda mais o funcionamento da válvula já doente que controla a passagem do sangue pelas veias e isso favorece a piora da condição.

Pratique atividades físicas regularmente

A prática de atividades físicas contribui para a saúde como um todo e ajuda a melhorar a circulação venosa. Exercícios em que é necessário contrair o músculo da panturrilha são os mais indicados, já que a panturrilha funciona como um coração que ajuda a bombear o sangue dos membros inferiores de volta para o coração.

Evite ficar muito tempo na mesma posição

Ficar muito tempo sentado ou em pé na mesma posição faz com que a musculatura da perna fique estática, comprometendo o retorno do sangue venoso. O ideal é realizar algum exercício, como uma caminhada, a cada hora.

Essas são só algumas dicas do que você pode fazer para evitar as varizes. Em nosso e-book “Guia de Cuidados e Prevenção das Varizes”, você confere muitas outras dicas de prevenção, além de informações relevantes e complementares sobre os tópicos abordados neste texto. Baixe agora mesmo e receba o material completo!

Boa leitura!

Download

< Voltar