Orientações e dicas

02/03/2018

Como passar o fim de semana sem dor na perna?

Como passar o fim de semana sem dor na perna?

De repente, você percebe que está sentindo uma dor na perna e se pergunta: o que será isso? Em busca de uma resposta, pesquisa na internet o que pode ser essa dor na sua perna e encontra diversas possibilidades. Às vezes, essa atitude confunde mais do que ajuda. Melhor pensar em outra alternativa, como ir ao médico. Mesmo que você ache que não é nada, é melhor verificar, para ter certeza.

A sensação de dor na perna pode surgir como consequência de algo que pode estar afetando os vasos sanguíneos, os músculos, os ossos, as articulações, os nervos, a gordura e a pele. Antes de partir para qualquer tratamento, é importante identificar a causa da dor. Por isso, a consulta com um cirurgião vascular deve estar no topo do ranking das alternativas existentes para reduzir ou eliminar a sensação dolorosa.

O que pode ser a dor na perna?

Dor de origem muscular

Esse tipo de dor na perna é causada por contusões sofridas pela musculatura da panturrilha, por exemplo. A sensação dolorosa aumenta com a palpação do local afetado ou mediante a execução de certos movimentos. É preciso repouso, algum remédio para controlar a dor e, dependendo do caso, fisioterapia para que ela desapareça.

Dor desencadeada por problemas nos ossos

O ossos podem ser prejudicados por tumores, infecções e fraturas. Qualquer uma dessas condições pode ser a causa da dor que você sente na perna. Algumas hipóteses podem ser descartadas com um exame físico e um exame de raio-X.

Dor proveniente das articulações

O desgaste pelo uso das articulações pode ser de onde vem a dor nas pernas. Embora, normalmente, a sensação dolorosa permaneça concentrada na própria articulação, é possível que ela irradie para outras partes do corpo, por exemplo, as pernas.

Dor oriunda dos nervos

Danos causados ao nervo ciático é outra possível causa da dor na perna. Esse nervo é o responsável pelo movimento das pernas. Ao ser comprimido por uma hérnia de disco ou por uma osteoartrose, suscita a dor que pode se manifestar nas pernas.

Dor ocasionada por problemas na circulação

Varizes e insuficiência venosa são duas condições com alta probabilidade de serem o motivo de você sentir dor nas pernas. Nos casos em que a sensação surge de forma súbita, ela pode indicar a possibilidade de você estar sofrendo com uma trombose venosa profunda.

Dicas para não sentir mais dor

Independentemente do fator que está fazendo com que você sinta dor nas pernas, um tratamento deve ser realizado, após a avaliação médica. Automedicar-se pode agravar o problema. Junto com o tratamento, a dor pode ser amenizada com:

  • alongamentos, especialmente antes de realizar algum exercício físico;
  • a ingestão de alimentos que contenham muito potássio (banana e frango);
  • a prática de exercícios físicos. O recomendado é dedicar 30 minutos por dia a eles, cinco vezes na semana;
  • o controle do peso;
  • o abandono do cigarro, caso você seja fumante;
  • o monitoramento do colesterol, glicemia e pressão arterial.

< Voltar

Você pode se interessar também por:

WhatsApp