Orientações e dicas

31/05/2016

Como prevenir varizes: 5 formas de manter as pernas saudáveis

Como prevenir varizes: 5 formas de manter as pernas saudáveis

Um conselho comum para prevenir as varizes é deitar com as pernas elevadas em um nível pouco acima do coração, alguns minutos por dia. Uma ação simples, mas que quase ninguém segue por falta de tempo, esquecimento ou acreditar que isso não resulta em nada. Porém, ao menor sinal de varizes, todos passam a considerar como algo possível a se fazer.

É, a tendência é as pessoas lembrarem de cuidar da saúde das pernas quando as varizes são uma ameaça iminente, quando não precisa ser assim. As varizes podem ser prevenidas antes mesmo de darem os primeiros sinais da sua presença a partir dessas 5 fomas de manter as pernas saudáveis:

  1. Evite permanecer na mesma posição por muito tempo

Uma das coisas que favorece o aparecimento das varizes é ficar longos períodos de tempo em pé ou sentado. Em qualquer uma das posições, há falta de contração da panturrilha e, consequentemente, do movimento que estimula o retorno do sangue das pernas para o coração. Uma alternativa para quem não tem opção é exercitar-se a cada 60 ou 120 minutos de permanência na mesma posição. Esse exercício pode ser uma caminhada de dois minutos ou elevar-se na ponta dos dedos do pé, no mínimo, 15 vezes seguidas.

  1. Opte por calçar sapatos que sejam confortáveis

Existe ainda quem sacrifique a saúde pela beleza, embora nos tempos atuais a indústria esteja desenvolvendo produtos capazes de unir as duas coisas. Usar sapatos que não são confortáveis prejudica não só os pés, mas as pernas também. A pessoa pisa no chão de maneira errada quando calça sapatos desconfortáveis e isso prejudica o fluxo sanguíneo, especificamente das pernas para o coração, além de propiciar o acúmulo de sangue nos vasos e, por consequência, aumentar o risco de as varizes aparecerem.

  1. Exercite-se

Para que o sangue flua corretamente das pernas para o coração, é importante que a panturrilha movimente-se com uma certa periodicidade. O exercício físico promove a constante contração da panturrilha e fortalece sua musculatura. Ao mesmo tempo, facilita a circulação sanguínea, principalmente das pernas para o coração, e evita que o sangue se acumule nos vasos sanguíneos dos membros inferiores, o que causa as varizes.

  1. Use uma meia de compressão

As meias de compressão são aliadas também da prevenção das varizes, e não apenas do tratamento. O produto, quando usado da forma correta, ajuda a reduzir a pressão que a gravidade faz nos vasos sanguíneos das pernas, facilita o bombeamento do sangue para  o coração e sua circulação dentro das veias. Mas, atenção! A compra e utilização das meias só deve ser realizada por indicação do cirurgião vascular.

  1. Cuide do peso

O acúmulo de gordura no abdome é uma das coisas que dificulta o retorno do sangue ao coração. O sangue precisa passar pela região abdominal para alcançar o coração. Quando há muita gordura nessa área do corpo, a pressão da gravidade sobre os vasos se torna ainda maior. Nessas condições, é difícil para o sangue seguir o fluxo normal e sem conseguir vencer a dificuldade, começa a se acumular na perna, permitindo que as varizes apareçam.

Nenhuma dessas formas de como prevenir varizes é garantida para manter as pernas saudáveis. Até porque há outros fatores que as desencadeiam, como os genéticos. Nem por isso devem deixar de serem seguidas, pois, no mínimo, ajudam a retardar o surgimento das varizes. Faça o que puder pela sua saúde e conte com nossa orientação para o que precisar!

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