Orientações e dicas

Por: - Cirurgião vascular - CRM/DF 13.263
Publicado em 12/09/2019 - Atualizado 18/09/2019

Cuidados com a saúde mental: tudo o que você precisa saber

Cuidados com a saúde mental: tudo o que você precisa saber

A pressão social do mundo moderno tem comprometido a saúde mental de milhões de pessoas em todo o mundo. Somente a depressão, considerada um dos grandes males do século XXI, já atinge mais de 320 milhões de pessoas e será a doença mental mais incapacitante do planeta, já no próximo ano, segundo previsões da Organização Mundial da Saúde (OMS).

No Brasil, já são mais de 11,5 milhões de pacientes que sofrem com a doença, colocando nosso país no segundo lugar do ranking de países com maior prevalência de depressão no continente americano, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Não é à toa que as discussões sobre saúde mental têm crescido gradativamente, mas ainda temos um longo caminho a percorrer para que seja dada a devida atenção a este tema tão importante.

Ouça este conteúdo: 

 

Neste artigo, vamos explicar o que é saúde mental, apresentar os principais cuidados para manter sua mente saudável, além de abordar a importância de buscar ajuda médica. Acompanhe!

O que é saúde mental?

Segundo a OMS, não existe uma definição oficial para saúde mental. Diferenças culturais, teorias relacionadas e até mesmo julgamentos subjetivos podem tornar o termo bastante amplo e sem um significado específico. De maneira geral, saúde mental é utilizada para descrever o nível de qualidade de vida emocional ou cognitivo de cada paciente.

Em outras palavras, saúde mental está ligada à forma como cada um de nós lidamos com nossas emoções, sejam elas boas ou ruins, e como elas afetam nosso bem-estar psicológico. Para explicar o termo de forma mais clara, trouxemos a definição do médico psiquiatra Sérgio Luiz Lorusso, que define saúde mental como:

“O equilíbrio emocional entre o patrimônio interno e as exigências ou vivências externas. É a capacidade de administrar a própria vida e as suas emoções dentro de um amplo espectro de variações sem, contudo, perder o valor do real e do precioso. É ser capaz de ser sujeito de suas próprias ações sem perder a noção de tempo e espaço. É buscar viver a vida na sua plenitude máxima, respeitando o legal e o outro.”

Como melhorar sua saúde mental?

O primeiro passo para melhorar a saúde de sua mente é reconhecer que ela precisa de cuidados e merece uma atenção especial. Muitas vezes, negligenciamos nossa saúde mental por acreditar que somente nosso corpo precisa de cuidados para garantir a qualidade de vida e o bem-estar que precisamos.

E mesmo que tenhamos esse cuidado especial com nossa mente, nem sempre é fácil mantê-la saudável. No mundo em que vivemos hoje, inúmeros obstáculos parecem se sobrepor ao nosso bem-estar mental e qualquer motivo pode afetar o modo como nossa mente lida com as emoções.

Apesar das dificuldades, algumas atitudes podem fazer a diferença para melhorar sua saúde mental e promover seu bem-estar de maneira geral. Confira o que você pode fazer!

Saiba como você está se sentindo

Muitas vezes, nem nos damos conta de que estamos sentindo emoções negativas. Para muitas pessoas, esses sentimentos são tão automáticos e mecânicos que convivemos com eles sem reconhecer o mal que podem fazer para nós. Para evitar essas situações, a primeira coisa a se fazer é monitorar seus sentimentos e emoções com mais atenção e frequência.

Por isso, o ideal é que você pare para refletir em alguns momentos do dia e pergunte a você mesmo: “como estou me sentindo?”. Isso ajuda a ter maior controle sobre sua mente, afinal ao detectar uma emoção negativa, você passa a ter ciência de que precisa fazer algo para mudar a situação.

Pratique exercícios físicos

Não é somente sua saúde física e seu corpo que podem se beneficiar com a prática de exercícios. As atividades físicas também são importantes aliadas para melhorar sua saúde mental, uma vez que liberam a endorfina, um hormônio que promove a sensação de bem-estar e provoca um estado de plenitude.

Para que você se sinta realmente bem, é importante buscar uma atividade que te dê prazer. Se você fizer exercícios físicos somente por obrigação, dificilmente irá obter algum reflexo positivo em sua saúde mental. Além disso, é fundamental manter uma regularidade  em sua rotina e praticar atividade física pelo menos 3 vezes na semana.

Dedique mais tempo a seus amigos e familiares

Os compromissos do dia a dia, sobretudo em questões que dizem respeito ao nosso trabalho, acabam tomando a maior parte do nosso tempo e fazendo com que os momentos com amigos e familiares sejam cada vez mais raros. E isso também pode ser um perigo para nossa saúde mental!

Passar mais tempo com pessoas que amamos ajuda a liberar emoções positivas, aumenta nosso bem-estar e nos deixa mais felizes. Por isso, apesar da correria e das dificuldades, é importante que você separe um tempo na semana para se dedicar exclusivamente a seus amigos e familiares.

Diga algo positivo a si mesmo

Apesar de toda a pressão social, estresse no trabalho, questões familiares e tantos outros problemas, nós mesmos somos responsáveis por comprometer nossa saúde mental em muitos momentos da nossa vida.

Para evitar esses momentos em que nos colocamos para baixo, vale a pena criar o hábito de dizer algo positivo sobre si mesmo. Pode ser ao acordar, antes de dormir ou em algum outro momento do dia, mas sempre pensando em suas qualidades e usando palavras que promovem sentimentos de autoestima e poder pessoal.

Passe mais tempo em contato com a natureza

Você já se sentiu melhor ao fazer uma caminhada em um parque ou pedalar em meio a muito verde? A explicação é simples: estar em contato com a natureza ajuda a melhorar nossa saúde mental e aliviar sintomas da depressão e ansiedade, por exemplo.

É o que revela um estudo realizado pelo King’s College London, que concluiu que os benefícios da natureza no bem-estar mental são duradouros e interagem com a vulnerabilidade de um indivíduo à doença mental. Por mais que pareça difícil – sobretudo nas grandes cidades – passar mais tempo em contato com a natureza pode te ajudar a se sentir melhor emocionalmente.

A importância da ajuda médica

Qualquer pessoa está sujeita a desenvolver alguma doença ou transtorno de ordem emocional ao longo da vida. Contudo, muitos pacientes sentem vergonha ou não têm a força necessária para procurar ajuda médica, principalmente em quadros de depressão.

É importante ter consciência de que, dificilmente, você irá conseguir vencer um problema de saúde mental sozinho. As dicas acima até podem ajudar em quadros mais amenos, mas a cura para a depressão, ansiedade e tantas outras condições só são possíveis de serem superadas com a ajuda de um especialista.

Não tenha medo de procurar a ajuda de um profissional, afinal somente com o tratamento especializado para seu caso é possível desfrutar de plena saúde mental, garantindo nosso bem-estar e qualidade de vida.

Gostou das nossas dicas? Para conferir mais conteúdos como este, acesse nosso blog e nos acompanhe pelo Facebook e Instagram. Até a próxima!

< Voltar

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.


Material escrito por:
Cirurgião vascular - CRM/DF 13.263

Formado em medicina pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, é especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular periférica, atua no atendimento de pacientes com patologias vasculares diversas. Dedica-se ao tratamento de varizes com laser, aplicações de espuma ecoguiada e ecografia vascular.

 

Você pode se interessar também por: