Por: Dr. Luis Fernando de Carvalho Bastos - Cirurgião vascular - CRM/DF 11.886
Publicado em 24/10/2019
Em meio à correria da vida moderna, você já parou para perguntar se realmente é feliz? Com tantos problemas enfrentados por todos nós – estresse, falta de tempo, sobrecarga no trabalho, contas a pagar, etc – a felicidade parece ser cada vez mais utópica e inatingível. Mas, como viver mais feliz e ter a qualidade de vida e o bem-estar que nós buscamos?
Ouça este conteúdo:
Se a felicidade é o grande sentido da vida, precisamos buscar caminhos que nos levem até ela para que possamos assegurar nossa saúde física e emocional. Aliás, a saúde emocional – ou melhor, a falta dela – é um dos grandes empecilhos que nos impedem de alcançar a felicidade plenamente. Isso ocorre, sobretudo, devido à pressão social, familiar e pessoal para atingir objetivos e metas que, muitas vezes, parecem inalcançáveis.
Ter uma boa casa, um bom carro, estabilidade financeira e profissional, viajar com a família e ter lazer de qualidade parece a receita perfeita para a felicidade, certo? O problema é quando não conseguimos cumprir com tudo isso e acabamos colocando nossa saúde emocional em perigo.
Para te ajudar a saber como viver mais feliz, separamos 4 dicas importantes que vão trazer mais felicidade para sua vida. Confira!
A saúde emocional está cada vez mais relacionada à nossa felicidade, afinal nossas emoções – sejam elas positivas ou negativas – impactam diretamente na maneira como estamos nos sentindo. Portanto, para garantir a plena felicidade, é preciso ter um olhar mais abrangente, considerando, também, aspectos emocionais e sociais para vivermos mais felizes.
Nesse cenário, a saúde emocional está relacionada à capacidade de gerenciarmos nossas próprias emoções, de forma a buscar continuamente o bem-estar e a qualidade de vida que tanto colaboram para a nossa felicidade. Para saber mais sobre a saúde emocional, recomendamos a leitura deste artigo.
Por mais que a felicidade seja subjetiva, existem algumas dicas que podem te ajudar a melhorar sua saúde emocional e ter uma vida mais leve e feliz, independente do que você entende por felicidade. Afinal, está mais que comprovado que felicidade e saúde emocional estão profundamente relacionadas. Confira o que você pode fazer!
Pensar no futuro é sempre muito importante, mas quando fazemos somente isso e esquecemos de viver o presente, dificilmente seremos plenamente felizes. O agora é o momento mais importante das nossas vidas. Não é à toa que ele se chama “presente”. Por isso, viva o presente e aproveite cada momento ao máximo. Se o futuro não for exatamente como você planejou, pelo menos você viveu de maneira feliz sem ficar se importando com preocupações futuras.
Comparar-se com os outros é quase que uma missão impossível. Estamos sempre observando o que os outros têm, o que eles conquistaram, o que eles compram, etc. E parece que a grama do vizinho realmente é sempre mais verde, não é mesmo? Mas, não adianta se comparar: sempre vai haver alguém que esteja melhor que você sob seu ponto de vista. Olhe somente para você e agradeça pelas suas conquistas. Se você deseja o que o outro tem, corra atrás e lute para conseguir, mas nunca com um sentimento de inferioridade ou incapacidade.
Quando pensamos em trabalho, muitas vezes logo associamos o termo a estresse e sensações negativas. E se for realmente assim, nunca seremos felizes plenamente. O ideal é que você procure um trabalho que te dê prazer e que você se sinta feliz ao realizá-lo, afinal você irá fazer aquilo todos os dias. Claro que em todo trabalho existem problemas, mas quando fazemos o que gostamos, as chances de sermos felizes são muito maiores. É importante, também, encontrar um hobby e separar um tempo para se dedicar a ele pelo menos uma vez na semana. Pode ser andar de bicicleta, dançar, sair com os amigos…enfim, uma atividade que te deixe mais feliz!
Provavelmente você já criou expectativas e se decepcionou, certo? Na maioria das vezes, a expectativa sempre gera um sentimento de ansiedade, e quando o que estávamos planejando não acontece como o esperado ficamos frustrados e infelizes. Para evitar que isso aconteça, procure levar a vida de maneira mais leve e se algo não sair como o planejado, corra atrás de uma nova maneira para conseguir o que você deseja. Além disso, procure olhar pelo lado bom: se não deu certo, talvez não era o melhor para você. Sempre existem novas oportunidades!
Gostou de saber como viver mais feliz? Esperamos que você coloque nossas dicas em prática para conquistar a felicidade que você tanto merece. Para acompanhar nossas novidades, acompanhe nosso blog e siga-nos no Facebook e Instagram. Até a próxima!
Material escrito por: Dr. Luis Fernando de Carvalho Bastos
Cirurgião vascular - CRM/DF 11.886
Formado em medicina pela Escola de Ciências Médicas de Alagoas, é especialista em Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular e certificado na atuação em Ecografia Vascular. O médico é membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e do serviço de cirurgia vascular do Hospital de Base do Distrito Federal.
Diretor Técnico Médico:
Dr. Marco Edoardo Bezerra de Melo CRM/DF: 10.711