Orientações e dicas

Por: - Cirurgião vascular - CRM/DF 11.886
Publicado em 24/10/2019

Truques para saber como viver mais feliz

Truques para saber como viver mais feliz

Em meio à correria da vida moderna, você já parou para perguntar se realmente é feliz? Com tantos problemas enfrentados por todos nós – estresse, falta de tempo, sobrecarga no trabalho, contas a pagar, etc – a felicidade parece ser cada vez mais utópica e inatingível. Mas, como viver mais feliz e ter a qualidade de vida e o bem-estar que nós buscamos?

Ouça este conteúdo:

 

Se a felicidade é o grande sentido da vida, precisamos buscar caminhos que nos levem até ela para que possamos assegurar nossa saúde física e emocional. Aliás, a saúde emocional – ou melhor, a falta dela – é um dos grandes empecilhos que nos impedem de alcançar a felicidade plenamente. Isso ocorre, sobretudo, devido à pressão social, familiar e pessoal para atingir objetivos e metas que, muitas vezes, parecem inalcançáveis.

Ter uma boa casa, um bom carro, estabilidade financeira e profissional, viajar com a família e ter lazer de qualidade parece a receita perfeita para a felicidade, certo? O problema é quando não conseguimos cumprir com tudo isso e acabamos colocando nossa saúde emocional em perigo.

Para te ajudar a saber como viver mais feliz, separamos 4 dicas importantes que vão trazer mais felicidade para sua vida. Confira!

A importância da saúde emocional

A saúde emocional está cada vez mais relacionada à nossa felicidade, afinal nossas emoções – sejam elas positivas ou negativas – impactam diretamente na maneira como estamos nos sentindo. Portanto, para garantir a plena felicidade, é preciso ter um olhar mais abrangente, considerando, também, aspectos emocionais e sociais para vivermos mais felizes.

Nesse cenário, a saúde emocional está relacionada à capacidade de gerenciarmos nossas próprias emoções, de forma a buscar continuamente o bem-estar e a qualidade de vida que tanto colaboram para a nossa felicidade. Para saber mais sobre a saúde emocional, recomendamos a leitura deste artigo.

Afinal, como viver mais feliz?

Por mais que a felicidade seja subjetiva, existem algumas dicas que podem te ajudar a melhorar sua saúde emocional e ter uma vida mais leve e feliz, independente do que você entende por felicidade. Afinal, está mais que comprovado que felicidade e saúde emocional estão profundamente relacionadas. Confira o que você pode fazer!

Viva o presente

Pensar no futuro é sempre muito importante, mas quando fazemos somente isso e esquecemos de viver o presente, dificilmente seremos plenamente felizes. O agora é o momento mais importante das nossas vidas. Não é à toa que ele se chama “presente”. Por isso, viva o presente e aproveite cada momento ao máximo. Se o futuro não for exatamente como você planejou, pelo menos você viveu de maneira feliz sem ficar se importando com preocupações futuras.

Não se compare com outros

Comparar-se com os outros é quase que uma missão impossível. Estamos sempre observando o que os outros têm, o que eles conquistaram, o que eles compram, etc. E parece que a grama do vizinho realmente é sempre mais verde, não é mesmo? Mas, não adianta se comparar: sempre vai haver alguém que esteja melhor que você sob seu ponto de vista. Olhe somente para você e agradeça pelas suas conquistas. Se você deseja o que o outro tem, corra atrás e lute para conseguir, mas nunca com um sentimento de inferioridade ou incapacidade.

Procure fazer o que você gosta

Quando pensamos em trabalho, muitas vezes logo associamos o termo a estresse e sensações negativas. E se for realmente assim, nunca seremos felizes plenamente. O ideal é que você procure um trabalho que te dê prazer e que você se sinta feliz ao realizá-lo, afinal você irá fazer aquilo todos os dias. Claro que em todo trabalho existem problemas, mas quando fazemos o que gostamos, as chances de sermos felizes são muito maiores. É importante, também, encontrar um hobby e separar um tempo para se dedicar a ele pelo menos uma vez na semana. Pode ser andar de bicicleta, dançar, sair com os amigos…enfim, uma atividade que te deixe mais feliz!

Não crie expectativas

Provavelmente você já criou expectativas e se decepcionou, certo? Na maioria das vezes, a expectativa sempre gera um sentimento de ansiedade, e quando o que estávamos planejando não acontece como o esperado ficamos frustrados e infelizes. Para evitar que isso aconteça, procure levar a vida de maneira mais leve e se algo não sair como o planejado, corra atrás de uma nova maneira para conseguir o que você deseja.  Além disso, procure olhar pelo lado bom: se não deu certo, talvez não era o melhor para você. Sempre existem novas oportunidades!

Gostou de saber como viver mais feliz? Esperamos que você coloque nossas dicas em prática para conquistar a felicidade que você tanto merece. Para acompanhar nossas novidades, acompanhe nosso blog e siga-nos no Facebook e Instagram. Até a próxima!

< Voltar

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.


Material escrito por:
Cirurgião vascular - CRM/DF 11.886

Formado em medicina pela Escola de Ciências Médicas de Alagoas, é especialista em Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular e certificado na atuação em Ecografia Vascular. O médico é membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e do serviço de cirurgia vascular do Hospital de Base do Distrito Federal.

 

Você pode se interessar também por: