Orientações e dicas

10/10/2017

Esportes que ajudam a prevenir as varizes

Esportes que ajudam a prevenir as varizes

Praticar atividades físicas e cuidar da saúde são atitudes importantes para quem deseja prevenir as varizes. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 30% da população mundial sofre com essa enfermidade, sendo 70% mulheres e 30% homens.

As varizes são veias dilatadas e tortuosas que possuem uma cor avermelhada ou azulada, dependendo do seu calibre. É a legítima veia que não se quer enxergar, pois ela indica que algo não vai bem com a saúde.

As causas para o aparecimento das varizes estão ligadas a fatores hereditários, alterações hormonais, gravidez e, principalmente, ao sedentarismo. Ficar muito tempo na mesma posição, em pé ou sentado, dificulta a correta circulação do sangue no corpo, fazendo com que ele se concentre nos membros inferiores (pés e pernas). Além disso, o sedentarismo está diretamente ligado à obesidade, outro fator importante para o aparecimento de varizes, devido à maior pressão sanguínea nas veias.

Alimentar-se de forma saudável, controlar o peso e usar roupas e calçados confortáveis são algumas atitudes que auxiliam a prevenir as varizes. E, como orientado anteriormente, os esportes físicos também são um grande aliado para manter esse mal bem longe, pois auxiliam na circulação do sangue em todo o corpo.

Exercícios que ajudam a prevenir as varizes

  • Caminhada: alternativa excelente por ser de baixo impacto, a caminhada pode durar apenas 30 minutos. Ela atua diretamente no sistema cardiovascular, melhorando a elasticidade das artérias e o fluxo sanguíneo. Para quem já sofre com as varizes, a caminhada ajuda a diminuir as sensações de queimação, cansaço, peso, ardência e inchaço nas pernas.
  • Andar de bicicleta: ideal para a prevenção das varizes nas panturrilhas, em função do movimento constante de flexão e dobramento das pernas, os movimentos do ciclismo podem, também, ser simulado dentro de casa: deite-se com as costas no chão, coloque os braços esticados ao lado do corpo e faça o movimento de pedalar.
  • Corrida: assim como o ciclismo, a corrida fortalece as panturrilhas, ajudando-as a bombear o sangue, vencendo a gravidade. Além disso, a prática da corrida combate o sedentarismo e, consequentemente, diminui as chances de sobrepeso e obesidade.
  • Hidroginástica: excelente no auxílio do retorno venoso do sangue, a hidroginástica não compromete as articulações.
  • Pilates: indicado por um médico, o pilates ajuda a promover a oxigenação do sangue e diminui o aparecimento de edemas nos membros inferiores.

A escolha do esporte mais adequado deve, necessariamente, passar por uma prévia análise e orientação médica. Consulte um cirurgião vascular antes de iniciar qualquer atividade física.

A vida sem varizes é sinônimo de mais saúde. Previna-se praticando esportes.  Conheça, também, o nosso Pequeno Guia de Exercícios para quem tem varizes.

< Voltar

Você pode se interessar também por: