Orientações e dicas

Por: - Cirurgião vascular - CRM/DF 10.711
Publicado em 04/09/2019 - Atualizado 18/09/2019

Saiba o que perguntar na consulta com o cirurgião vascular

Saiba o que perguntar na consulta com o cirurgião vascular

O cirurgião vascular é o médico responsável por tratar doenças e complicações do sistema vascular, ou seja, que afetam o correto funcionamento das veias, artérias e vasos linfáticos. Trata-se de uma especialidade bastante procurada, sobretudo em virtude das varizes, mas você sabe o que perguntar na consulta com o cirurgião vascular?

Procurar um médico especialista na área é o primeiro passo para obter um diagnóstico preciso e realizar o tratamento mais adequado para cada caso. E para aproveitar a consulta ao máximo é importante elencar algumas perguntas previamente e esclarecer todos os questionamentos que possam surgir durante a consulta médica.

Ouça este conteúdo: 

Como é uma consulta vascular?

A consulta vascular sempre varia de acordo com o problema relatado pelo paciente, mas existem alguns pontos comuns em todas as consultas com um cirurgião vascular. Primeiramente, o médico sempre deve ouvir e analisar o paciente com muita atenção, levando em consideração todas as informações repassadas por ele.

Para realizar um diagnóstico completo, é comum que o médico faça algumas perguntas específicas. Dentre as principais solicitações médicas, podemos citar:

  • histórico familiar da doença;
  • sintomas;
  • exames clínicos;
  • exames de imagem.

Afinal, o que perguntar na consulta com o cirurgião vascular?

A relação entre médico e paciente sempre deve ser baseada na confiança e na transparência. Em muitos casos, o cirurgião vascular esclarece todas as informações necessárias ao paciente, desde as causas até o tratamento mais adequado, com as devidas orientações em cada caso.

Contudo, é comum que os pacientes ainda tenham alguma dúvida em relação à doença, ao tratamento ou algum outro questionamento que não esteja claro para ele. Por isso, é importante saber o que perguntar na consulta com o cirurgião vascular para que não reste nenhuma dúvida.

Cada paciente pode ter um questionamento específico, mas separamos algumas perguntas que todos devem fazer ao cirurgião vascular. Confira!

  • quais as possíveis causas dos sintomas?
  • quais exames podem ser necessários?
  • quanto tempo pode levar até obter um diagnóstico?
  • a condição é crônica ou temporária?
  • o que posso esperar do tratamento?
  • a cirurgia oferece algum risco?
  • como é o período pós-operatório?
  • quais hábitos saudáveis são recomendados no meu caso?
  • quando devo voltar para uma próxima consulta?

Quando procurar um cirurgião vascular?

Muitos pacientes só procuram ajuda médica quando os sintomas estão aparentes e a doença já está em estágio avançado. O mais recomendado, no entanto, é observar os primeiros sinais de que sua saúde vascular não está bem. No caso das varizes – um dos problemas vasculares mais comuns – os primeiros sintomas podem incluir dores nas pernas, dor ao caminhar e inchaço nos membros inferiores, por exemplo.

Contudo, muitas doenças vasculares são silenciosas, o que acaba comprometendo o diagnóstico e tratamento precoce e aumentando o risco de sequelas ou até mesmo de óbito. O ideal é que pacientes acima de 40 anos de idade façam check ups vasculares regularmente para detectar indícios de uma possível doença vascular. Assim, é possível iniciar o tratamento precocemente e evitar maiores complicações.

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite para conferir nosso artigo com tudo o que você precisa saber sobre varizes nas pernas. E não deixe de conferir mais dicas e informações sobre saúde vascular em nosso Facebook e Instagram.

< Voltar

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.


Material escrito por:
Cirurgião vascular - CRM/DF 10.711

Formado em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, é especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia Vascular. O médico é membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e do Serviço de Cirurgia Vascular do Hospital Regional de Taguatinga (HRT). Dedica-se ao estudo e manutenção de acessos vasculares para tratamentos como hemodiálise e quimioterapia, além do tratamento de varizes e fleboestética (cirurgias, microcirurgias, laser e espuma densa).

 

Você pode se interessar também por: