Orientações e dicas

Por: - Cirurgião vascular - CRM/DF 11.886
Publicado em 13/08/2019 - Atualizado 22/08/2019

Tome essas 5 medidas para ter mais saúde emocional

Tome essas 5 medidas para ter mais saúde emocional

A correria, a pressão social e os problemas da vida moderna têm exercido grande impacto na saúde emocional da população, aumentando cada vez mais a incidência de doenças com natureza psicológica, como o estresse, depressão e ansiedade, que já são considerados os grandes males do século XXI.

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Um estudo realizado pela SulAmérica, maior seguradora independente do país, com o objetivo de mapear a conexão da saúde emocional com outras áreas da vida, mostrou que as mulheres são as mais afetadas por problemas de saúde emocional. Observou-se que elas apresentaram uma percepção mais negativa em relação ao próprio estado emocional do que os homens, com média de 6,82, enquanto que no público masculino a média foi de 7,30.

Mas, o que fazer para melhorar a saúde emocional? Diante das imposições da vida, é preciso adotar hábitos de vida saudáveis que permitam ter maior controle sobre suas emoções a fim de garantir uma melhora em seu estado emocional. Continue a leitura e descubra o que você pode fazer!

O que é saúde emocional?

Antes de passarmos para as dicas, é importante esclarecer o conceito de saúde. Durante muito tempo, a saúde foi definida como a ausência de doença, ficando limitada apenas ao aspecto físico. O conceito atual engloba outros aspectos, sendo definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”.

Isso significa que mesmo que estejamos bem fisicamente, ainda podemos ter fatores que influenciam nossa saúde de maneira geral, afinal podemos apresentar sensações de mal-estar mental que não estão relacionadas à saúde física, mas sim aos nossos sentimentos e emoções.

Esta nova definição nos convida a um olhar mais abrangente, considerando, também, aspectos emocionais e sociais como promotores da saúde humana. Nesse cenário, a saúde emocional está relacionada à capacidade de gerenciarmos nossas próprias emoções, de forma a buscar continuamente o bem-estar e a qualidade de vida.

Como ter mais saúde emocional?

Apesar de parecer uma missão difícil em meio à correria da vida moderna, alguns hábitos podem promover uma melhora em sua saúde emocional. Para te ajudar, separamos 5 medidas que vão fazer você se sentir melhor em relação às suas próprias emoções!

 

Cultive relacionamentos positivos

Além dos resultados citados no início do artigo, o estudo da SulAmérica revelou que nossa saúde emocional tem relação direta com os relacionamentos interpessoais que cultivamos. A forte proximidade com familiares e amigos, reportada por 30% dos respondentes, eleva a nota de saúde emocional de 6,2, média entre os que não têm vínculos tão fortes quanto gostariam, para 7,7. Esses dados demonstram que relacionamentos saudáveis com pessoas próximas é uma ótima maneira de melhorar a qualidade de vida e te manter longe de problemas de ordem emocional. Por isso, evite se relacionar com pessoas que não somam em sua vida e procure estar sempre rodeado daqueles que te fazem bem.

 

Pratique gratidão

Comece a contar quantas vezes você reclama por dia. Seja por trabalho, falta de dinheiro ou tantas outras questões pessoais, estamos sempre reclamando de alguma coisa. Esse hábito só faz com que a gente foque cada vez mais em questões negativas, que podem acabar afetando nossa saúde emocional. Comece a praticar a gratidão diariamente e você perceberá uma grande mudança em sua vida. Pode ser pelas coisas mais simples, mas sempre agradeça!

 

Equilibre trabalho e diversão

O trabalho é um dos grandes responsáveis por problemas em nossa saúde emocional. Estamos trabalhando cada vez mais e tendo tempo de menos para nos dedicar a nós mesmos. Se pudéssemos nos divertir pelo mesmo tempo que trabalhamos seria incrível, não é mesmo? Apesar de não ser possível, você deve buscar equilíbrio entre trabalho e diversão. Durante seu tempo de folga, encontre algum hobby que te dê prazer e vá se divertir. Os momentos de diversão trazem boas emoções e, com certeza, vão te ajudar a melhorar sua saúde emocional.

 

Encontre um propósito na vida

Muita gente vive apenas em função do trabalho e não sabe o que realmente quer da vida. Viver sem um propósito é extremamente desestimulante e acaba nos levando a ter pensamentos negativos que prejudicam nossa saúde emocional. Por isso, encontre um propósito que você deseja alcançar. Podem ser metas e objetivos distantes, mas quando você sabe realmente o que deseja, sua vida passa a ter muito mais sentido.

 

Pratique exercícios

Engana-se quem acredita que praticar exercícios só contribui para melhorar nossa saúde física. As atividades físicas ajudam a tirar o foco de questões negativas e liberam endorfina, uma substância que promove sensação de felicidade e bem-estar. Comece a praticar exercícios regularmente e você irá se sentir muito mais disposto, motivado e feliz!

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Material escrito por:
Cirurgião vascular - CRM/DF 11.886

Formado em medicina pela Escola de Ciências Médicas de Alagoas, é especialista em Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular e certificado na atuação em Ecografia Vascular. O médico é membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e do serviço de cirurgia vascular do Hospital de Base do Distrito Federal.

 

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