Orientações e dicas

Por: - Cirurgião vascular - CRM/DF 13.263
Publicado em 11/10/2019

Benefícios da acupuntura para a sua vida

Benefícios da acupuntura para a sua vida

A medicina complementar e alternativa é uma prática que tem crescido na área de cuidados com a saúde, sobretudo para garantir o bem-estar e maior qualidade de vida sem a necessidade de recorrer a tratamentos medicamentosos ou métodos invasivos. Nesse sentido, os benefícios da acupuntura são inegáveis para tratar dores e doenças, além de promover a saúde de forma natural.

Ouça este conteúdo: 

 

Apesar de ser reconhecida como especialidade médica desde 1995 pelo Conselho Federal de Medicina, a acupuntura ainda enfrenta certa resistência na cultura ocidental, seja pela dúvida sobre sua eficácia ou pelo mito de que causa dor. Para que você conheça melhor a acupuntura e tire suas dúvidas, preparamos este artigo com as principais informações sobre a técnica. Acompanhe!

O que é acupuntura?

Originária da China, a acupuntura é um método terapêutico milenar que consiste na aplicação de agulhas muito finas e sólidas em pontos específicos do corpo. O grande objetivo da acupuntura é estimular locais anatômicos na pele para equilibrar a energia do paciente e sua interação com o meio ambiente.

Quando realizada corretamente, a acupuntura é capaz de aliviar sintomas e auxiliar no tratamento de doenças físicas e emocionais. Isso acontece porque, segundo a cultura oriental, quando o corpo está em total equilíbrio consigo mesmo e com o ambiente, não há espaço para dores e doenças.

Como funciona?

A aplicação de agulhas em locais específicos estimula as terminações nervosas existentes na pele e nos tecidos subjacentes, principalmente nos músculos. Esse estímulo segue pelos nervos periféricos até o sistema nervoso central, que irá liberar substâncias químicas conhecidas como neurotransmissores.

Os neurotransmissores, por sua vez, são capazes de desencadear diferentes efeitos no organismo humano, como ação analgésica, anti-inflamatória, relaxante muscular, além de possuir uma função moduladora sobre nossas emoções.

Quais são os benefícios da acupuntura?

Conheça melhor os principais benefícios da acupuntura para sua saúde!

Trata dores crônicas

Como a acupuntura proporciona um efeito analgésico e de relaxamento muscular, a técnica garante uma melhoria imediata da dor logo na primeira sessão. Com o tratamento contínuo, é possível combater a causa da dor de maneira mais profunda, resultando na cura do problema em muitos casos.

Reduz sintomas de doenças emocionais

A aplicação das agulhas também ajuda a liberar serotonina e endorfina – substâncias responsáveis pela sensação de felicidade e bem-estar – o que ajuda na redução de problemas e doenças de ordem emocional, como depressão e ansiedade, por exemplo.

Cura ou ameniza alergias

Quem sofre com rinite, sinusite e outros problemas respiratórios causados por reações alérgicas também podem se beneficiar com a prática da acupuntura. Isso porque a técnica pode estimular o sistema nervoso, regular e harmonizar o funcionamento do organismo, garantindo maior equilíbrio ao sistema imunológico.

Alivia sintomas da menopausa

A estimulação do sistema nervoso central, provocada pelas agulhas aplicadas na pele, ativa a estrutura cerebral responsável pelo controle das funções hormonais. Dessa forma, o corpo consegue equilibrar a produção de estrogênio com mais facilidade, ajudando a diminuir o calor excessivo característico da menopausa, além de auxiliar na regulação do sono e combate à secura vaginal.

Diminui a necessidade de remédios

Com todos os benefícios acima, a acupuntura evita o uso de diversos tipos de medicamentos, já que contribui significativamente para tratar um determinado problema – e até mesmo curá-lo – de maneira natural, sem que haja a necessidade do uso contínuo de remédios.

Quando ela é indicada?

Os benefícios da acupuntura fazem com que a técnica seja indicada para tratar diversos tipos de dores, problemas e doenças de ordem física e emocional. Cada vez mais se descobrem novas condições que podem ser tratadas pela acupuntura, mas as principais indicações são:

  • dor de cabeça;
  • dores musculares;
  • dores nas costas;
  • doenças respiratórias;
  • distúrbios do sono;
  • problemas neurológicos;
  • problemas digestivos;
  • problemas oftalmológicos;
  • ansiedade;
  • estresse;
  • depressão.

Quer conferir mais conteúdos sobre saúde? Continue navegando no blog da Vascular Clínica. Boa leitura e até a próxima!

< Voltar

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.


Material escrito por:
Cirurgião vascular - CRM/DF 13.263

Formado em medicina pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, é especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular periférica, atua no atendimento de pacientes com patologias vasculares diversas. Dedica-se ao tratamento de varizes com laser, aplicações de espuma ecoguiada e ecografia vascular.

 

Você pode se interessar também por: