Orientações e dicas

28/08/2016

5 atitudes para prevenir as varizes e evitar má circulação

5 atitudes para prevenir as varizes e evitar má circulação

As varizes são mais comuns nas mulheres, por diversos motivos. Mas há uma parcela de homens que também pode desenvolvê-las. Elas surgem por  diferentes razões em cada pessoa, mas prevenir as varizes é possível a partir de cuidados simples e pequenas alterações na rotina que podem fazer valer a pena o esforço.

As varizes são mais do que um problema estético. A genética é o fator predominante para o surgimento delas. Outros que influenciam na formação dos vasos dilatados são obesidade, tabagismo e sedentarismo.

Quando não cuidadas, as varizes podem evoluir para quadros mais graves de saúde, como trombose venosa. Por isso, o mais adequado é preveni-las para evitar que se formem ou gerem uma complicação ainda maior à saúde. Para evitá-las, basta adotar algumas medidas que beneficiarão, também, todo o organismo.

Dicas de como prevenir as varizes e evitar a má circulação

1 – Elevar as pernas

Erguer as pernas ao sentar ou deixá-las elevadas durante alguns minutos ao deitar ajuda o sangue a retornar de maneira adequada ao coração.

2 – Incluir a prática de exercícios físicos à rotina

A atividade física ajuda a prevenir as varizes devido a contração muscular. O movimento dos músculos enquanto o corpo é exercitado ajudam a bombear o sangue de volta para o coração.

Caminhar, correr e andar de bicicleta são os exercícios que geram maiores benefícios para a saúde venosa. Mas, dos três, caminhar é o mais indicado por ser um exercício de baixo impacto, baixa intensidade, favorecer o alongamento da musculatura das pernas e fortalecê-la.

3 – Hidratar-se

Um dos motivos para a recomendação de que cada pessoa deve beber de dois a três litros de água por dia está relacionado ao fato de que isso ajuda o organismo a eliminar as toxinas e melhorar a circulação.

4 – Não fumar

O cigarro contém mais de 4.700 substâncias. A mais conhecida delas é a nicotina que prejudica as artérias e favorece o surgimento das varizes.

5 – Evitar a mesma posição por muito tempo

Permanecer um longo período do dia em pé ou sentado prejudica a circulação e facilita o desenvolvimento das varizes. As pernas precisam ser movimentadas a cada hora para que a circulação sanguínea flua adequadamente pelos vasos.

Seguir as orientações facilita a prevenção das varizes e mantém a boa circulação sanguínea, sem contar que beneficia a saúde integralmente. Sempre que houver dúvidas sobre o que fazer, o ideal é consultar um cirurgião vascular. O especialista pode inserir outras recomendações à lista para garantir uma vida ainda mais saudável.

< Voltar

Você pode se interessar também por:

WhatsApp