Por: Dr. Rodolpho Alves dos Reis - Cirurgião vascular - CRM/DF 13.263
Publicado em 28/08/2016 - Atualizado 31/01/2019
As varizes são mais comuns nas mulheres, por diversos motivos. Mas há uma parcela de homens que também pode desenvolvê-las. Elas surgem por diferentes razões em cada pessoa, mas prevenir as varizes é possível a partir de cuidados simples e pequenas alterações na rotina que podem fazer valer a pena o esforço.
As varizes são mais do que um problema estético. A genética é o fator predominante para o surgimento delas. Outros que influenciam na formação dos vasos dilatados são obesidade, tabagismo e sedentarismo.
Quando não cuidadas, as varizes podem evoluir para quadros mais graves de saúde, como trombose venosa. Por isso, o mais adequado é preveni-las para evitar que se formem ou gerem uma complicação ainda maior à saúde. Para evitá-las, basta adotar algumas medidas que beneficiarão, também, todo o organismo.
Erguer as pernas ao sentar ou deixá-las elevadas durante alguns minutos ao deitar ajuda o sangue a retornar de maneira adequada ao coração.
A atividade física ajuda a prevenir as varizes devido a contração muscular. O movimento dos músculos enquanto o corpo é exercitado ajudam a bombear o sangue de volta para o coração.
Caminhar, correr e andar de bicicleta são os exercícios que geram maiores benefícios para a saúde venosa. Mas, dos três, caminhar é o mais indicado por ser um exercício de baixo impacto, baixa intensidade, favorecer o alongamento da musculatura das pernas e fortalecê-la.
Um dos motivos para a recomendação de que cada pessoa deve beber de dois a três litros de água por dia está relacionado ao fato de que isso ajuda o organismo a eliminar as toxinas e melhorar a circulação.
O cigarro contém mais de 4.700 substâncias. A mais conhecida delas é a nicotina que prejudica as artérias e favorece o surgimento das varizes.
Permanecer um longo período do dia em pé ou sentado prejudica a circulação e facilita o desenvolvimento das varizes. As pernas precisam ser movimentadas a cada hora para que a circulação sanguínea flua adequadamente pelos vasos.
Seguir as orientações facilita a prevenção das varizes e mantém a boa circulação sanguínea, sem contar que beneficia a saúde integralmente. Sempre que houver dúvidas sobre o que fazer, o ideal é consultar um cirurgião vascular. O especialista pode inserir outras recomendações à lista para garantir uma vida ainda mais saudável.
Material escrito por: Dr. Rodolpho Alves dos Reis
Cirurgião vascular - CRM/DF 13.263
Formado em medicina pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, é especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular periférica, atua no atendimento de pacientes com patologias vasculares diversas. Dedica-se ao tratamento de varizes com laser, aplicações de espuma ecoguiada e ecografia vascular.
Diretor Técnico Médico:
Dr. Marco Edoardo Bezerra de Melo CRM/DF: 10.711