Orientações e dicas

16/02/2018

Colesterol alto pode entupir as artérias

Colesterol alto pode entupir as artérias

Você preocupa-se em saber se está com o colesterol alto? É muito comum essa dúvida surgir somente quando o médico solicita alguns exames, incluindo o que avalia o nível do colesterol no organismo, na consulta de rotina para acompanhamento do estado geral de saúde. Poucas pessoas sabem para que o colesterol serve realmente.

O colesterol é a substância que cobre as membranas das células, constituída somente por gordura. A maior parte dele origina-se no fígado. O que o órgão não produz, os seres humanos obtêm a partir da alimentação.

O grande problema de ter o colesterol alto é que há risco de ocorrer um infarto ou um acidente vascular cerebral (AVC), em função do entupimento dos vasos, devido à formação de placas de gordura no interior deles.

Como saber se você tem o colesterol alto?

O risco para a saúde pode ser reduzido com o controle dos níveis do colesterol no organismo. O limite máximo é de 200 miligramas por decilitro de sangue (mg/dl), contabilizando tanto o colesterol considerado bom (HDL) quanto o colesterol conhecido como ruim (LDL).

Existem duas classificações para o colesterol por um motivo: o HDL faz bem ao organismo porque retira a gordura existente nos vasos sanguíneos, levando-a embora para que não prejudique a saúde. O LDL age de forma oposta, pois é ele quem promove o depósito de gordura pelos locais em que o sangue circula.

Quando há desequilíbrio e o nível do colesterol LDL é maior que o do HDL, a saúde corre perigo. Muitas pessoas não sabem quando estão sendo afetadas por essa desproporção porque não há sintoma que demonstre que o colesterol está alto. É preciso realizar um exame de sangue para detectar o problema. Por isso, é tão importante agendar e comparecer às consultas médicas de rotina.

Formas de controlar o colesterol alto

Há como diminuir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom para que a saúde esteja protegida. Só é preciso:

  • cultivar uma alimentação saudável;
  • evitar as gorduras saturadas (existentes nas carnes, frutos do mar, gema de ovo, leite e derivados);
  • consumir mais produtos de origem vegetal (azeite de oliva e nozes);
  • eliminar ou reduzir ao máximo a ingestão de gordura trans (encontrada em biscoitos, bolos, sorvetes e outros alimentos industrializados);
  • nunca fumar ou abandonar o hábito;
  • praticar uma atividade física;
  • manter o peso ideal.

Riscos de não investir na prevenção do colesterol alto

A falta de prevenção ou de atenção aos tópicos citados acima pode afetar a saúde de maneira grave. A maior consequência é o entupimento das artérias, que ocorre em função do acúmulo de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos.

Sem HDL suficiente para desobstruir a passagem do sangue e o cuidado necessário para identificar o depósito de gordura nas artérias a tempo de revertê-lo, o organismo fica desprotegido e mais vulnerável para o surgimento de doenças como aterosclerose, infarto, insuficiência cardíaca e AVC.

A possibilidade disso acontecer pode ser praticamente eliminada com uma simples ida ao médico, um exame de sangue e pequenos cuidados diários. Agende sua consulta e preserve sua saúde.

< Voltar