Orientações e dicas

25/07/2018

Existe remédio para varizes?

Existe remédio para varizes?

Existe remédio para varizes? Essa é uma dúvida bastante recorrente nos pacientes que percebem a presença das veias dilatadas. As varizes podem ser bastante incômodas e causar quadros de desconforto e dores, além de possíveis complicações severas, como tromboflebites, trombose venosa, embolia pulmonar, eczema, dermatite ocre, úlcera varicosa, edema, varicorragia e dor intensa.

As varizes se caracterizam por veias dilatadas e tortuosas, que podem ser de pequenas, médias ou de grande calibre. Geralmente, aparecem em maior número nos membros inferiores, como coxas, pernas e na região dos tornozelos. Também podem ser extremamente pequenas, com minúsculas ramificações de cor avermelhada.  

De qualquer maneira, é necessário tratá-las para que o quadro não evolua para uma trombose, por exemplo.

Remédio para varizes funciona?

O remédio para as varizes atua diretamente na melhoria dos sintomas, mas não elimina o problema. Além da medicação, é preciso haver cuidados físicos, dieta nutricional balanceada e, por vezes, o uso de meias de compressão. O procedimento cirúrgico é indicado em casos mais graves.

Sintomas como pernas cansadas e pesadas são aliviados com a medicação via oral, assim como o edema venoso, que pode se agravar, caso não tratado. O tratamento com cremes de uso tópico também pode aliviar o quadro de dor, da mesma maneira que ameniza manchas roxas e hematomas que podem vir a surgir.

Existem contraindicações ao uso de remédio para varizes?

Como qualquer outra medicação, é possível que o remédio para varizes cause determinado efeito colateral nos pacientes, devido a algum componente da fórmula ou, até mesmo, pela presença de outra doença, concomitantemente. No entanto, a maioria dos remédios para varizes são de origem natural e os pacientes quase sempre respondem bem ao uso deles.

É necessário que as medicações sejam prescritas somente pelo médico especialista, já que a indicação dependerá do conhecimento farmacológico da substância e do diagnóstico da patologia venosa. O médico irá se certificar do histórico do paciente, assim como checar os medicamentos que já estão sendo utilizados e a existência de possíveis contraindicações.

Qual tratamento para varizes é o mais indicado?

A escolha do recurso terapêutico dependerá de cada caso. E a melhor maneira de avaliar qual tratamento apresenta-se como mais indicado é consultando um médico especialista. Assim, será possível direcionar esforços no sentido correto e alcançar resultados satisfatórios para melhoria da saúde do paciente.

O uso de medicamentos exclui outros tratamentos para varizes?

O ideal é que os medicamentos estejam associados a outras técnicas terapêuticas, como o uso de meias de compressão. Após o tratamento cirúrgico, por exemplo, pode ser que a medicação oral ou o uso tópico de cremes atuem de maneira favorável na recuperação e melhora do conforto do paciente.

< Voltar

Você pode se interessar também por:

WhatsApp