Orientações e dicas

27/11/2016

Existe uma idade em que as varizes começam a aparecer?

Existe uma idade em que as varizes começam a aparecer?

Não há um padrão de idade em que as varizes começam a aparecer. Geralmente, elas se formam a partir dos 35 anos, principalmente no caso das mulheres. Mas essa não é uma regra. As varizes podem se desenvolver ainda na adolescência, quando o corpo está em transformação e ocorre a transição para a fase adulta.

O aparecimento das varizes em crianças, adolescentes e jovens tem relação com a herança genética. Assim, caso o pai tenha varizes, há chance de o filho tê-las também. Da mesma forma, a probabilidade de as varizes surgirem no filho é ainda maior nos casos em que há varizes no pai e na mãe.

A hereditariedade é o principal fator que favorece o surgimento das varizes, tanto entre a população feminina quanto entre os homens. No entanto, as mulheres tendem a desenvolvê-las primeiro por estarem expostas a outros fatores que influenciam no bom funcionamento da circulação sanguínea. Um deles é o uso de anticoncepcionais que contêm em sua fórmula estrogênio e progesterona, dois hormônios femininos que geram prejuízos ao sistema venoso.

Por isso, os médicos recomendam às pessoas, em qualquer faixa etária, a prática de exercícios, devido aos benefícios que proporcionam desde a infância até a maturidade. Os mais indicados para quem quer prevenir as varizes e, primordialmente, tem predisposição para desenvolvê-las são caminhar, correr e pedalar, atividades simples que podem ser praticadas em qualquer lugar, por qualquer pessoa, de qualquer idade.

Sintomas são os mesmos, não importa a idade em que as varizes começam a aparecer

Os sintomas mais comuns das varizes são saliências na perna (semelhantes a um pequeno calombo com textura macia), dor, sensação de peso ou cansaço nos membros inferiores, queimação, inchaço e manchas escuras no tornozelo. Ao notar qualquer uma dessas alterações, é importante consultar um especialista em cirurgia vascular.

As varizes não tratadas dificilmente evoluem e causam problemas mais graves enquanto a pessoa for jovem. No entanto, as complicações podem aparecer mais adiante, na fase adulta, motivadas pelo envelhecimento do organismo. Também podem provocar a “dermatite ocre”, que são manchas escuras permanentes na pele.

O melhor é não correr riscos e buscar tratamento assim que os primeiros sinais de varizes são observados. Nessa fase, costuma ser mais fácil tratá-las, independentemente da idade em que as varizes começam a aparecer. Também é importante adotar medidas de prevenção para evitar condições mais graves ou o retorno das varizes nas pernas.

< Voltar

Você pode se interessar também por:

WhatsApp