Orientações e dicas

Por: Publicado em 15/04/2019

5 dicas para ter mais qualidade de vida no dia a dia

5 dicas para ter mais qualidade de vida no dia a dia

Você já parou para pensar quanto tempo procura se dedicar para melhorar sua qualidade de vida? A rotina agitada e a falta de tempo, somadas ao estresse e ansiedade, fazem com que muitas pessoas deixem os cuidados com a saúde e bem-estar de lado. Ao fazer isso, esses indivíduos acabam tendo mais chances de desenvolverem doenças, além de se sentirem mais infelizes com a vida.

A definição de qualidade de vida pode ser bastante ampla, mas podemos resumi-la de maneira breve como “o conjunto de condições que geram bem-estar para o ser humano”. Apesar da definição, trata-se de um termo muito subjetivo. Isso porque a maneira de promover um maior bem-estar pode ser diferente para cada pessoa.

Ouça este conteúdo

 

Contudo, existem algumas práticas que, de maneira geral, funcionam muito bem para aumentar a qualidade de vida do ser humano. Confira!

1. Pratique atividades físicas

Muitas pessoas costumam associar atividade física a ter que passar horas suando a camisa na academia. Mas as atividades físicas não devem ser realizadas somente com o intuito de perder peso ou entrar em forma. Elas atuam como excelentes promotores de qualidade de vida, ao liberarem os hormônios serotonina e dopamina. Estes componentes são responsáveis por melhorar nosso bem-estar e felicidade.

A boa notícia é que você não precisa passar horas fazendo exercícios, todos os dias. Apenas meia hora, três vezes por semana, já é capaz de liberar esses hormônios e fazer você se sentir melhor.

Nossa dica é que você não encare as atividades físicas como uma obrigação. Pense nelas como um hábito saudável que vai lhe trazer mais qualidade de vida. Por isso, o ideal é procurar atividades que você se identifique e se sinta bem praticando.

2. Mantenha uma alimentação equilibrada

A alimentação exerce influência direta em nossa qualidade de vida. Alimentos ricos em sódio, gorduras e açúcares, por exemplo, comprometem nossa saúde e nos predispõe a maiores riscos de desenvolvimento de doenças graves. E, com a falta de tempo da vida moderna, muita gente acaba se alimentando de maneira inadequada e optando por alimentos prontos ou industrializados.

Mas, se você busca melhorar sua qualidade de vida, é importante manter uma dieta equilibrada, rica em frutas, verduras e legumes. Esses alimentos ajudam você a se sentir mais leve, com disposição e com mais energia. Comece a se alimentar de maneira mais saudável e logo você irá notar uma mudança em seu bem-estar. Não se esqueça, também, de ingerir, pelo menos, 2 litros de água por dia.

3. Procure dormir oito horas por noite

A falta de sono é um dos grande problemas da vida moderna. Muita gente não dorme as oito horas por noite recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Este fator provoca um impacto negativo na qualidade de vida. O sono é extremamente importante para nossa saúde, sendo responsável por recarregar nossas energias e preparar nosso corpo para o dia seguinte.

O ideal é organizar sua rotina de maneira que você vá para a cama todo dia, no mesmo horário. Isso ajuda seu organismo a regular o relógio biológico, fazendo com que você tenha um sono de melhor qualidade. Na hora de dormir, procure criar um ambiente calmo, com pouca iluminação e silencioso, e livre de distrações, como os aparelhos eletrônicos.

4. Passe mais tempo com seus amigos e familiares

É natural do ser humano ter a necessidade de se relacionar em sociedade para se sentir aceito e pertencente a um grupo. Mas, por conta da rotina agitada, muitas pessoas acabam não conseguindo dedicar tempo suficiente a seus amigos e familiares. Umas das consequências é ter que conviver mais tempo com pessoas do trabalho, o que pode aumentar ainda mais o estresse e a ansiedade.

É importante que você separe um tempo na semana para se dedicar exclusivamente às pessoas que você ama. Estar em contato com pessoas que nos fazem bem aumenta nosso bem-estar, nos deixa mais felizes e contribui imensamente para melhorar nossa qualidade de vida.

5. Dedique mais tempo a você

Passar mais tempo com amigos e familiares é uma ótima maneira de trazer mais bem-estar para a sua vida. Mas você dedica um tempo exclusivamente a você? Cuidar da sua aparência e praticar o autocuidado com seu corpo contribui para você tenha mais autoestima e se sinta bem consigo mesmo.

Além disso, os cuidados citados acima, sobretudo manter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas, são importantes para manter sua saúde vascular em dia e evitar o aparecimento de doenças que possam afetar sua qualidade de vida.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco. Aproveite, também para ler este artigo e conferir dicas para evitar a má circulação.

< Voltar

 

Você pode se interessar também por: