Por: Dr. Eduardo Diniz - Cirurgião vascular - CRM/DF 11.870
Publicado em 19/11/2016 - Atualizado 31/01/2019
Praticar uma atividade física é uma recomendação médica para todas as pessoas devido aos diversos benefícios que gera para a saúde. Permite controlar o peso e combater a obesidade, mantém os níveis de colesterol, causa sensação de bem-estar e até previne as varizes, entre outras vantagens. Mas será que um exercício específico como a musculação ajuda na prevenção das varizes também?
A atividade física deve fazer parte da rotina de quem tem ou não varizes para que a condição não se agrave ou se desenvolva. Mesmo assim, não significa, necessariamente, que uma pessoa que se exercita regularmente não irá desenvolver o problema, pois há muitos fatores envolvidos.
O coração bombeia o sangue para todo o corpo através das artérias. As veias são responsáveis por conduzir o fluxo sanguíneo de volta ao órgão e, para isso, contam com o auxílio dos músculos das pernas. Por esse motivo é que a atividade física é tão importante na prevenção das varizes. Contudo, há exercícios que não são indicados.
A atividade menos recomendada para as varizes é a musculação. Em certos casos, o excesso de treino é o que propicia seu aparecimento (em quem tem propensão a desenvolvê-las). No entanto, quem prefere exercitar-se nos aparelhos das academias privadas ou as disponibilizadas ao ar livre não precisa deixar de fazê-lo. Apenas precisará de acompanhamento adequado e evitar utilizar muito peso no treino.
O excesso de carga provoca aumento da pressão abdominal, a que chamamos de manobra de valsalva. Essa força dificulta o retorno venoso, elevando a pressão do sangue nas veias e favorecendo a formação de varizes. Por isso, é importante respirar corretamente durante a execução dos movimentos. O certo é encher o pulmão de ar ao fazer o esforço e soltar o ar ao relaxar o músculo. Mas isso só é possível se a quantidade de peso utilizada na musculação for leve ou moderada.
O recomendado para pessoas que querem realizar alguma atividade física e, ao mesmo tempo, prevenir as varizes é caminhar. A caminhada é considerada um exercício de baixo impacto e baixa intensidade. Além disso, favorece o alongamento da musculatura das pernas. Correr ou pedalar também são opções válidas e vantajosas para a saúde venosa.
Em caso de dúvida sobre o que fazer, o melhor é buscar a orientação do médico. Pessoas que já têm varizes ou possuem predisposição para desenvolvê-las, devem agendar uma consulta com o cirurgião vascular. Aliás, iniciar qualquer atividade física sem antes saber se tudo está bem é desaconselhado. O acompanhamento médico deve ser parte de uma rotina de exercícios vantajosa para a saúde.
Material escrito por: Dr. Eduardo Diniz
Cirurgião vascular - CRM/DF 11.870
Formado em medicina pela Universidade Federal do Ceará, é especialista em Cirurgia Geral, Angiologia e Cirurgia Vascular e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.
Diretor Técnico Médico:
Dr. Marco Edoardo Bezerra de Melo CRM/DF: 10.711