Por: Dr. Eduardo Diniz - Cirurgião vascular - CRM/DF 11.870
Publicado em 21/08/2018 - Atualizado 31/01/2019
O médico angiologista é aquele que se especializa no tratamento clínico das doenças responsáveis por acometer vasos sanguíneos, como artérias e veias, e vasos linfáticos. No entanto, a especialização em angiologia necessita ser acompanhada do segmento de cirurgia vascular.
Isso porque o profissional angiologista não é autorizado a realizar procedimentos cirúrgicos e, assim, atua diretamente no tratamento de doenças enquanto não são submetidas à cirurgias.
Na maioria da vezes, as doenças vasculares ocorrem em estágios avançados, o que dificulta o controle e tratamento do problema. Por isso, a precocidade do diagnóstico influencia diretamente na qualidade do tratamento, que responde de maneira mais satisfatória o quanto antes for iniciado.
Por isso, a visão clínica do médico especializado em angiologia é fundamental para o diagnóstico precoce de doenças vasculares, antes dessas se manifestarem com seus respectivos quadros clínicos mais característicos de caráter mais complexo.
Dessa forma, o médico angiologista antecipa os eventuais riscos do desenvolvimento de patologias em seus pacientes. O especialista oferece um estudo clínico, assim como terapias de prevenção, prescrição de medicamentos e solicitação de exames destinados ao controle do agravamento de doenças vasculares.
A importância do angiologista é essencial também na prevenção da incidência de óbitos, assim como na diminuição do percentual das amputações em pacientes diabéticos e na reincidência de casos de trombose, além de diversos problemas do sistema circulatório.
De uma maneira geral, o médico angiologista é responsável por atuar no estágio inicial de doenças vasculares a fim de prevenir traumas mais severos, que leve o paciente a passar por procedimentos cirúrgicos.
Além disso, o especialista acompanhará casos como linfangites, aneurismas arteriais, vasculites, tromboses profundas, entre outras patologias relacionadas às artérias, veias e linfáticos. Dentre outras funções do médico angiologista, encontram-se:
O especialista em Angiologia poderá utilizar diversas técnicas de diagnóstico para o tratamento de patologias, como:
Tanto o angiologista, quando o cirurgião vascular tratam de doenças vasculares. No entanto, apenas o cirurgião vascular encontra-se apto a realizar intervenções cirúrgicas como:
Algumas intervenções ambulatoriais pequenas, podem ser realizadas por angiologistas. No entanto, cirurgias que exijam internação só serão destinadas à aptidão dos cirurgiões vasculares. Isso acontece pelo fato de que a realização de cirurgias vasculares exigem uma formação direcionada para as técnicas operatórias, nas quais o angiologista não se encontra apto. Assim, algumas dessas intervenções são:
Material escrito por: Dr. Eduardo Diniz
Cirurgião vascular - CRM/DF 11.870
Formado em medicina pela Universidade Federal do Ceará, é especialista em Cirurgia Geral, Angiologia e Cirurgia Vascular e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.
Diretor Técnico Médico:
Dr. Marco Edoardo Bezerra de Melo CRM/DF: 10.711