Procedimentos e exames

Laser transdérmico para tratamento de varizes

O que é laser transdérmico?

O laser transdérmico é utilizado no tratamento de varizes. Representa uma espécie de luz muito específica que, aplicada sobre a pele, aquece o sangue e promove a contração da veia, e, consequentemente, a oclusão do vaso.

Tratar as varizes com laser transdérmico é uma alternativa às cirurgias e outras técnicas. Mas isso não significa que não há um certo desconforto ao realizar esse tratamento.

Para amenizar o incômodo que pode ser ocasionado e, até, a sensação de dor que pode ocorrer durante a aplicação, o cirurgião vascular pode alterar os parâmetros do laser ou associar a aplicação à crioterapia, que é o resfriamento da pele.

Em alguns casos, a aplicação do laser pode ser realizada em conjunto com outro método de escleroterapia. Dependendo do caso, a associação com a escleroterapia química potencializa o resultado. O uso do laser transdérmico em conjunto com a escleroterapia será indicado pelo cirurgião vascular quando o médico julgar necessário aplicar as duas técnicas para tratar as varizes.

 

Para quem é indicado?

O laser transdérmico é mais indicado e obtém os melhores resultados no tratamento de telangiectasias e varizes de pequeno calibre. No caso das varizes calibrosas, o aquecimento e a contração gerada pela ação do laser aplicado sobre a pele não é o suficiente para tirá-las de circulação.

Gestantes, pacientes que possuem doenças de pele ou fazem uso de medicações fotossensibilizantes devem evitar o método. Já pessoas com a pele mais escura até podem usar o laser transdérmico no tratamento das varizes, mas precisam ter um cuidado maior, pois absorvem mais o calor do laser, devido à maior quantidade de melanina. Por isso, em pacientes com essa característica, o médico precisa diminuir a intensidade da luz.

Cuidados pré e pós-tratamento

A recuperação do tratamento é rápida. No mesmo dia, a paciente já pode dirigir e voltar a sua rotina normal. No dia seguinte, já é permitido realizar atividades físicas.

Uma semana antes e depois da aplicação do laser é importante não expor a pele ao sol, pois o órgão fica fotossensível. Além disso, poucos cuidados são necessários durante e após o tratamento das varizes com laser transdérmico.

Em alguns casos, pode haver vermelhidão temporária, alteração da pigmentação e formação de crostas. Quando ocorrem, estes sinais costumam desaparecer após a primeira semana.

A importância do cirurgião vascular experiente

Além de possuir o entendimento sobre o laser e as reações biológicas causadas, somente o angiologista ou cirurgião vascular conhece a fundo a fisiopatologia da doença venosa, sendo o mais indicado para diagnosticar e realizar o tratamento adequado.

Nenhum outro médico ou profissional da saúde que não seja especializado em cirurgia vascular deve prescrever ou realizar qualquer tipo de tratamento para varizes. Escolher um médico realmente habilitado é uma questão de cuidado e segurança com a própria saúde.

< Voltar

Material escrito por: Dr. Marco Edoardo Araujo Bezerra de Melo

Cirurgião vascular - CRM/DF 10.711
Publicado em 07/12/2015 - Atualizado 28/05/2019

Formado em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Título de especialista em Cirurgia Geral – Ministério da Educação (MEC). Título de especialista em Cirurgia Vascular – Ministério da Educação (MEC). Membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e...