Orientações e dicas

Por: Publicado em 29/05/2019

Conheça os benefícios do laser transdérmico para pequenos e médios vasos

Conheça os benefícios do laser transdérmico para pequenos e médios vasos

Os benefícios do laser transdérmico têm garantido tratamentos cada vez mais eficazes contra as varizes. Considerado bastante seguro e eficaz, o procedimento a laser surgiu como uma alternativa não cirúrgica para eliminar as veias telangiectasias e varizes de pequeno calibre.

Ouça este conteúdo

O que é laser transdérmico?

O laser transdérmico é um método que utiliza um tipo de luz muito específica para combater as varizes. A dissipação de calor intenso, localizado e seletivo promove a contração e destruição da varicosidade, eliminando os vasinhos e devolvendo um aspecto saudável para a pele.

Por apresentar maior resolutividade e praticidade em relação a outros métodos, os benefícios do laser transdérmico são capazes de oferecer um tratamento minimamente invasivo e com altas chances de sucesso. Em alguns casos, o tratamento pode ser associado à escleroterapia com substâncias líquidas para garantir melhores resultados.

Quando é indicado?

O laser transdérmico é indicado para pacientes que estão em estágios iniciais de varizes, ou seja, telangiectasias e varizes de pequeno calibre. Gestantes, pacientes que possuem doenças de pele ou fazem uso de medicações fotossensibilizantes devem evitar o método.

Já pessoas com a pele mais escura até podem usar o laser transdérmico no tratamento das varizes, mas precisam ter um cuidado maior, pois absorvem mais o calor do laser, devido à maior quantidade de melanina. Por isso, em pacientes com essa característica, o médico precisa diminuir a intensidade da luz.

Prós e contras do laser transdérmico

Os benefícios do laser são bastante atrativos e, em muitos casos, o tratamento é o mais indicado pelo médico vascular. Apesar disso, o procedimento apresenta alguns pontos negativos. Conheça os prós e contras!

Prós

  • Método pouco invasivo;
  • Desprovido de reações alérgicas;
  • Menor reação inflamatória;
  • Menor risco de ocasionar manchas escuras;
  • Recuperação rápida.

Contras

  • Pode provocar leves desconfortos;
  • É um dos tratamentos mais caros.

Quando vou ver os resultados?

Na primeira semana após a realização do procedimento, a pele pode apresentar vermelhidão e ficar fotossensibilizada, devendo-se evitar a exposição ao sol. Em muitos casos já é possível notar uma melhora logo nos primeiros dias e com cerca de 2 a 4 semanas, os resultados melhoram ainda mais.

A eliminação completa dos vasinhos se dá por volta dos dois meses após o tratamento, quando nota-se o desaparecimento completo do problema. O laser transdérmico é um dos procedimentos com maior durabilidade. Com os cuidados adequados, os resultados podem ser permanentes e o paciente pode ficar livre das varizes pelo resto da vida.

A importância de se consultar com um médico especialista

Somente o médico ou cirurgião vascular é capaz de realizar um diagnóstico preciso e indicar o tratamento mais adequado para cada paciente. Tratar as varizes por conta própria nunca é uma boa opção e pode acabar trazendo complicações para sua saúde.

Além disso, os benefícios do laser transdérmico só vão ser garantidos se o tratamento for feito com um profissional da área, capaz de entender os riscos envolvidos e realizar um procedimento seguro e eficaz.

Restou alguma dúvida sobre o assunto? Mande sua pergunta para nós. Garantimos que vamos lhe responder o mais rápido possível.

< Voltar

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

 

Você pode se interessar também por: