Orientações e dicas

06/12/2016

Saiba se as varizes podem voltar após o tratamento

Saiba se as varizes podem voltar após o tratamento

Esta história, certamente, você já ouviu: alguém fez uma cirurgia para tratar as varizes e, um tempo depois, elas novamente apareceram. Por isso, você está considerando se realmente vale a pena seguir a recomendação do cirurgião vascular de se submeter a uma operação para livrar-se das veias dilatadas das pernas. Primeiro, você precisa entender por que as varizes podem voltar para, depois, decidir o que fazer.

Antes, porém, vamos relembrar por que surgem as varizes. O principal motivo está ligado à genética, ou seja, quando o pai, a mãe ou ambos têm varizes, a tendência de também desenvolvê-las é alta. Assim, mesmo que você já tenha solucionado as suas, pode precisar tratá-las de novo já que elas podem reaparecer e comprometer o funcionamento das veias saudáveis devido aos genes presentes em suas células por toda a vida.

Esse é um ponto importante! O tratamento para varizes cuida somente da veia que está com o funcionamento alterado. Ela é removida ou impedida de funcionar definitivamente para que não haja recorrência do problema naquele vaso específico. Mas a variz pode se formar em outra veia, que estava saudável até o dia do tratamento, caso nenhuma medida de prevenção seja adotada.

Por que as varizes podem voltar

Além da genética, há outros fatores que favorecem o aparecimento das varizes em pessoas com tendência para desenvolvê-las:

  • alterações hormonais e uso de hormônios (como anticoncepcionais e terapia de reposição hormonal da menopausa);
  • ficar em pé parado ou sentado por longos períodos;
  • excesso de peso;
  • sedentarismo;
  • gravidez.

Não há garantia total, mas quem consegue controlar esses fatores detém a possibilidade de evitar ou, no mínimo, retardar o surgimento de novas veias dilatadas após o tratamento. Os cuidados pós-operatórios são essenciais no combate às varizes. Seguir as recomendações do cirurgião vascular é o mais adequado para que as varizes não se formem mais uma vez.

As varizes podem voltar se você não praticar exercícios físicos, não manter o peso ideal, permanecer muito tempo em pé ou sentado e usar hormônios femininos, por exemplo. Agendar e, o mais importante, comparecer às consultas para acompanhamento do seu caso com o cirurgião vascular também faz parte dos cuidados essenciais para evitar ou retardar o retorno das varizes e tratá-las assim que começarem a aparecer novamente nas pernas. Sem isso, não há como cuidar corretamente das varizes ou impedir que ocorram as complicações relacionadas ao não tratamento, como o escurecimento da pele da perna e aparecimento de úlceras varicosas.

< Voltar

Você pode se interessar também por:

WhatsApp