Por: Dr. Rodolpho Alves dos Reis - Cirurgião vascular - CRM/DF 13.263
Publicado em 18/12/2019
A importância dos exercícios físicos para a promoção da nossa saúde física e mental é inegável. Apesar das comprovações para nossa qualidade de vida, seis em cada dez brasileiros não praticam atividade física regularmente, segundo um levantamento realizado pela Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílio (PNAD).
Ouça este conteúdo:
A falta de tempo e disposição são grandes empecilhos utilizados como argumento para a falta de atividades físicas na rotina, mas a boa notícia é que você pode praticar exercícios em casa e alcançar resultados significativos para sua saúde.
Neste artigo, apresentamos a importância dos exercícios físicos como forma de prevenir e tratar varizes e elencamos 5 atividades físicas que você pode fazer no conforto de sua casa. Confira!
As varizes são resultados da obstrução dos vasos sanguíneos que impedem que o sangue dos membros inferiores retornem para o coração. Em muitos casos, o problema surge em decorrência da imobilidade ou do sedentarismo, uma vez que são fatores que comprometem a saúde das válvulas responsáveis por bombear o sangue de volta para o coração.
Por outro lado, a prática de atividades físicas fortalece a musculatura da panturrilha, estimula o sistema circulatório como um todo e facilita o retorno do sangue ao coração. Isso ocorre porque as válvulas presentes na panturrilha atuam como “bombas” responsáveis por garantir o retorno do sangue ao coração. Ao estimular a região, a circulação sanguínea passa a acontecer de maneira adequada, ajudando a evitar o aparecimento de veias varicosas.
Para evitar o surgimento de varizes, o ideal é realizar atividades físicas ao ar livre – como caminhada, corrida ou ciclismo – que ajudam a estimular os músculos da panturrilha. Contudo, quem não tem tempo ou não sente prazer em praticar estas atividades pode realizar alguns exercícios em casa que também ajudam a evitar e até mesmo tratar o problema. Saiba o que você pode fazer!
O alongamento deve ser o primeiro e último exercício a ser realizado em casa, pois ajuda a evitar lesões e aumentar o desempenho muscular. Procure se alongar de 5 a 10 minutos antes e após os exercícios, estimulando, sobretudo, os membros inferiores.
Este exercício apresenta dois grandes benefícios: o retorno do sangue ao coração com mais facilidade – uma vez que as pernas estarão levantadas – e o estímulo das válvulas da panturrilha – já que o exercício estimula a trabalhar os músculos da região. Para realizar a atividade, deite-se sobre um colchonete e, com as pernas esticadas, comece a pedalar no ar fazendo movimentos circulares com as pernas.
Este exercício pode ser praticado tanto sentado quanto em pé. A atividade consiste em apoiar os calcanhares no chão e levantar a ponta dos pés por alguns segundos. O ideal é que você repita o movimento por cerca de 10 a 15 vezes seguidas. Com isso, você estará trabalhando os músculos da panturrilha e estimulando a correta circulação sanguínea nos membros inferiores.
Você pode fazer este exercício deitada em um colchonete ou até mesmo na cama. Primeiramente, levante e abra as pernas, separando-as de cima até embaixo, e após junte-as até bater a ponta dos pés. O ideal é fazer 20 repetições, mas você pode fazer menos no início até fortalecer suas pernas para alcançar as repetições necessárias. Este exercício ajuda a facilitar o retorno do sangue ao coração, além de fortalecer a musculatura das pernas.
Diferente da caminhada ao ar livre, a caminhada em casa pode ser feita na ponta dos pés e sobre os calcanhares. Praticar este exercício em casa por cerca de 10 a 15 minutos por dia já é uma excelente forma de estimular a circulação sanguínea nos membros inferiores e prevenir o aparecimento de varizes.
Não é porque você está em casa que pode usar qualquer roupa para praticar exercícios. O ideal é sempre optar por peças leves e mais largas, que deixam a pele respirar e não exercem pressão sobre a região das pernas. Além disso, prefira utilizar tênis leves e anatômicos.
Gostou das nossas dicas? Aproveite para conferir outros conteúdos sobre saúde vascular em nosso blog e siga-nos no Facebook e Instagram para acompanhar nossas atualizações.
Material escrito por: Dr. Rodolpho Alves dos Reis
Cirurgião vascular - CRM/DF 13.263
Formado em medicina pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, é especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular periférica, atua no atendimento de pacientes com patologias vasculares diversas. Dedica-se ao tratamento de varizes com laser, aplicações de espuma ecoguiada e ecografia vascular.
Diretor Técnico Médico:
Dr. Marco Edoardo Bezerra de Melo CRM/DF: 10.711