Por: Dr. Marco Edoardo Araujo Bezerra de Melo - Cirurgião vascular - CRM/DF 10.711
Publicado em 21/11/2019
Permanecer o dia todo em pé ou sentado afeta a circulação sanguínea e traz consequências ao organismo, que sofre por ficar muito tempo na mesma posição. Um dos grandes riscos de ficar sem se sentar ou se levantar por períodos prolongados é o surgimento das varizes nos membros inferiores.
Ouça este conteúdo:
A maior preocupação deve ser com as veias doentes que provocam inchaço nas pernas, nos pés e nos tornozelos. O sintoma é reflexo da má circulação do sangue que fica comprometida quando os membros inferiores não são movimentados por muito tempo. Para evitar maiores complicações, é recomendado buscar ajuda médica assim que o paciente notar os primeiros sinais de varizes.
Apesar de muitos profissionais passarem o expediente trabalhando em pé por longas horas, alguns hábitos simples podem contribuir com a correta circulação sanguínea e diminuir os riscos do surgimento de varizes. Neste artigo, você vai entender por que a imobilidade favorece as varizes e o que você pode fazer para evitá-las. Continue acompanhando!
O movimento dos membros inferiores ajuda o sangue a retornar para o coração depois de circular pelas pernas. Por outro lado, a falta de contração dos músculos da batata da perna dificulta esse retorno e compromete o correto fluxo sanguíneo na região, além de obrigar o coração a fazer um esforço maior.
Sem poder fluir normalmente, o sangue se acumula nas veias, prejudicando as válvulas existentes dentro dos vasos responsáveis por controlar a passagem do sangue. O acúmulo e a pressão que exerce na parede dos vasos é o que causa a sensação de inchaço e resulta no aparecimento das varizes, que são provocadas pela dilatação das veias.
Quando não são tratadas da maneira adequada, as varizes podem gerar diversas complicações para a saúde do paciente. A mais grave delas é a trombose venosa, uma doença causada pela formação de um coágulo dentro do vaso sanguíneo.
Além de prejudicar a circulação, o coágulo pode se desprender da parede do vaso e ser conduzido pelo sangue para outros locais do organismo, como o pulmão, aumentando os riscos de causar embolia pulmonar, uma condição potencialmente fatal.
Para evitar que algo assim aconteça e até que as varizes se formem, é preciso adotar hábitos de vida saudáveis que contribuem para a saúde de maneira geral, sobretudo para o correto funcionamento da circulação sanguínea. Abaixo, separamos as principais recomendações que podem te ajudar nessa missão!
Gostou das nossas dicas? Continue navegando em nosso blog para conferir outros conteúdos sobre saúde vascular!
Material escrito por: Dr. Marco Edoardo Araujo Bezerra de Melo
Cirurgião vascular - CRM/DF 10.711
Formado em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, é especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia Vascular. O médico é membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e do Serviço de Cirurgia Vascular do Hospital Regional de Taguatinga (HRT). Dedica-se ao estudo e manutenção de acessos vasculares para tratamentos como hemodiálise e quimioterapia, além do tratamento de varizes e fleboestética (cirurgias, microcirurgias, laser e espuma densa).
Diretor Técnico Médico:
Dr. Marco Edoardo Bezerra de Melo CRM/DF: 10.711