Orientações e dicas

Por: - Cirurgião vascular - CRM/DF 11.886
Publicado em 12/05/2019 - Atualizado 20/05/2019

4 passos definitivos para você amenizar os efeitos do estresse

4 passos definitivos para você amenizar os efeitos do estresse

Se você não sofre com estresse, provavelmente conhece alguém que sofre com o problema. Segundo um levantamento realizado pelo International Stress Management Association, o Brasil é o segundo país no mundo todo com o maior nível de estresse, perdendo apenas para o Japão. Apesar de parecer inofensivo para muita gente, os efeitos do estresse podem trazer sérias consequências para nossa saúde.

Considerado um dos males do século, o estresse costuma ser erroneamente associado a um dia de muito trabalho, trânsito caótico ou longas esperas em filas. Contudo, o estresse não aparece de um dia para o outro. Ele é resultado do acúmulo de problemas que se repetem diariamente e a repetição do estímulo estressante é que causa danos ao nosso organismo.

Ouça este conteúdo:

Quais os malefícios causados pelos efeitos do estresse?

Os efeitos do estresse nem sempre provocam alterações apenas no nosso humor. Quando em excesso, podem afetar nossa saúde e provocar diversas doenças e complicações. Saiba quais são as mais comuns!

  • doenças cardiovasculares;
  • hipertensão;
  • úlcera;
  • infecções;
  • gastrite;
  • obesidade;
  • insônia;
  • depressão;
  • dentre outros.

Além desses problemas, o estresse também pode comprometer o sistema circulatório, aumentando a pressão arterial e diminuindo o fluxo de sangue para todo o corpo, o que pode favorecer o aparecimento de doenças vasculares.

Como amenizar os efeitos do estresse?

Apesar de parecer uma tarefa complicada para quem tem a rotina agitada, é possível combater o estresse, adotando alguns hábitos de vida saudáveis. Confira o que você pode fazer!

Pratique exercícios de respiração

A respiração superficial, provocada pelos altos níveis de estresse em nosso corpo, estimula o sistema nervoso simpático e pode fazer mal para nosso corpo. Por outro lado, praticar exercícios de respiração oferece uma quantidade extra de oxigênio, ajudando a reduzir a tensão e aliviar o estresse. E mais: os exercícios respiratórios podem reduzir a pressão sanguínea e colaborar para o melhor funcionamento de seu sistema vascular.

Faça pequenas caminhadas diárias

Caminhar ajuda nosso corpo a liberar endorfina, um hormônio capaz de reduzir os níveis de estresse e aumentar nosso bem-estar. Caminhadas curtas, de pelo menos 10 minutos, já são suficientes para elevar nossa mente a um estado de calmaria e diminuir os efeitos do estresse no nosso corpo. Uma boa dica é aproveitar para ouvir música enquanto caminha ou chamar algum amigo para acompanhar você.

Passe mais tempo em contato com a natureza

Você já fez alguma trilha, foi para a praia ou simplesmente ficou apreciando a paisagem natural? Se sim, notou que seu bem-estar foi lá no alto? Passar um tempo em contato com a natureza já está mais do que comprovado que é uma alternativa eficiente para diminuir os efeitos do estresse em nosso organismo. Mas um estudo recente provou que apenas 20 minutos por dia em contato com a natureza já é suficiente para você se sentir melhor.

Coma os alimentos certos

Manter uma alimentação equilibrada é fundamental para evitar os efeitos do estresse, mas alguns alimentos específicos podem ser ainda mais eficientes para combater esse mal.

O ideal é optar por aqueles que promovem o bem-estar e melhoram o funcionamento do sistema nervoso. Boas opções são:

  • banana;
  • nozes;
  • amendoim;
  • salmão;
  • sementes de chia.

Tire um tempo para seu lazer

Com a vida agitada, é comum que passemos muito tempo em função de nosso trabalho, filhos e cônjuge. Mas é importante separar um tempo para se dedicar exclusivamente ao seu lazer.

O que você gosta de fazer: Assistir um filme? Sair para comer? Andar de bicicleta?

Quando praticamos atividades que nos dão prazer, reduzimos drasticamente os níveis de estresse e aumentamos nosso bem-estar e felicidade. Por isso, não deixe de fazer o que você gosta!

Manter-se longe do estresse é extremamente importante para melhorar sua qualidade de vida e evitar problemas que possam comprometer sua saúde. Lembre-se que ficar estressado vai muito além de irritação, cansaço e desânimo!

Gostou das nossas dicas? Compartilhe o conteúdo em suas redes sociais e ajude mais pessoas a amenizarem os efeitos do estresse. Aproveite, também, para ler nosso artigo sobre a importância do acompanhamento multidisciplinar para a saúde vascular.

< Voltar


Material escrito por:
Cirurgião vascular - CRM/DF 11.886

Formado em medicina pela Escola de Ciências Médicas de Alagoas, é especialista em Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular e certificado na atuação em Ecografia Vascular. O médico é membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e do serviço de cirurgia vascular do Hospital de Base do Distrito Federal.

 

Você pode se interessar também por: