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11/11/2016

6 maneiras de movimentar-se durante o voo

6 maneiras de movimentar-se durante o voo

Realizar viagens muito longas de avião desperta nas pessoas um receio: o de ter trombose venosa. Ele se torna maior ainda quando a pessoa tem predisposição para desenvolver a doença. Nem por isso a viagem dos sonhos ou a de férias, com os amigos ou a família, deve ser adiada. Há maneiras de evitar que o coágulo de sangue se forme nas veias e uma delas é movimentar-se durante o voo.

A trombose venosa consiste na formação de um coágulo de sangue na veia que impede a circulação sanguínea de ocorrer adequadamente. Os coágulos podem se formar quando uma pessoa permanece sentada no mesmo lugar por um longo período, sem se mexer. A falta de movimento aumenta as chances de a doença se desenvolver.

Pessoas com idade avançada, anormalidade genética do sistema de coagulação, que usam anticoncepcionais, realizam tratamento hormonal, fumam, têm varizes, insuficiência cardíaca, tumores malignos, obesidade ou familiares com trombose venosa são as que correm maior risco de desenvolver a doença.

Dicas de como movimentar-se durante o voo

O recomendado, especialmente para pessoas que fazem longas viagens aéreas e permanecem muito tempo expostas à baixa umidade relativa do ar, é a ingestão de líquidos em grande quantidade. Além disso, é importante caminhar a cada duas horas e usar meia elástica.

Movimentar-se durante o voo também ajuda a diminuir o risco de um coágulo de sangue se formar, portanto, exercite-se, mesmo sem sair do seu assento:

  1. levante os pés do chão e gire-os em círculos. Repita o movimento cinco vezes no sentido horário e cinco vezes no sentido contrário.
  1. Mantenha os calcanhares no chão e aponte os dedos para cima tanto quanto conseguir. Em seguida, mantenha os dedos dos pés no chão e levante os calcanhares. Repita o movimento cinco vezes.
  1. Incline-se um pouco para a frente, aperte as mãos em torno do joelho e levante-o em direção ao peito. Mantenha a posição por 15 segundos e, em seguida, faça o mesmo com a outra perna. Repita duas vezes.
  1. Passe o braço direito por cima da cabeça e segure o ombro esquerdo com a mão. Depois, com a mão esquerda, segure o cotovelo direito. Mantenha a posição por 15 segundos e a repita com o braço contrário. Faça o movimento duas vezes com cada braço.
  1. Mantenha os braços parados, paralelos ao corpo, e gire os ombros cinco vezes para a frente e outras cinco vezes para trás.
  1. Mantenha os pés no chão, contraia o abdômen e, lentamente, deslize as mãos pelas pernas, até chegar aos tornozelos. Mantenha o alongamento por 15 segundos e, lentamente, retorne à posição inicial.

Repita os exercícios a cada duas horas, no mínimo, sem se preocupar com o que os outros podem pensar. A maioria das pessoas sabe que não deve ficar a viagem toda parada no mesmo lugar, mas poucas se dedicam a praticar os exercícios. Faça diferente! Sua saúde vai agradecer. E boa viagem!

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