Por: Dr. Luis Fernando de Carvalho Bastos - Cirurgião vascular - CRM/DF 11.886
Publicado em 03/11/2016 - Atualizado 31/01/2019
Dicas para fazer alongamento durante o trabalho
Todas as pessoas já sabem que praticar regularmente uma atividade física gera diversos benefícios para a saúde. Os exercícios colaboram com o tratamento da trombose e ajudam a prevenir as varizes. Mas, tão importante quanto exercitar-se pelo menos 30 minutos por dia, cinco vezes na semana, é realizar alongamento durante o trabalho.
Ficar muito tempo sentado, na mesma posição, ou permanecer muitas horas em pé, sem se mexer, é prejudicial para a saúde do sistema vascular. A falta de movimento dificulta o retorno do sangue para o coração e favorece a dilatação das veias, ou seja, o surgimento das varizes.
Falta de tempo não é motivo para não fazer alongamento durante o trabalho
A falta de tempo é apontada como a principal razão pela qual as pessoas não fazem alongamento durante o trabalho. Ocupadas com reuniões, prazos de entrega e produzindo, esquecem de incluir nas ações do dia a dia os exercícios para o corpo, que também fazem bem à mente. Você, provavelmente, deve ter se identificado com essa situação. Mude-a agora, pelo bem da sua saúde! Comece:
- em pé, dobrando a perna para trás e segurando o pé com a mão, deixando a coxa esticada. Para se equilibrar melhor, você pode apoiar-se em uma cadeira. Repita o mesmo movimento com a outra perna;
- em pé e usando uma cadeira ou mesa como apoio, levante lentamente o corpo até ficar na ponta dos pés. Desça no mesmo ritmo, até encostar todo o pé no chão. Repita o movimento de dez a 15 vezes. Este é um dos melhores exercícios para a circulação sanguínea, principalmente para quem permanece durante longos intervalos de tempo na mesma posição;
- sentada, apoie o tornozelo de uma das pernas na outra coxa e o braço sobre o joelho da perna que está dobrada. Depois, faça uma leve pressão para baixo e repita o movimento com a outra perna;
- sentada, agora no meio da cadeira, mantendo o joelho esticado o máximo que conseguir e os calcanhares apoiados no chão, force a ponta do pé para cima tanto quanto for possível. A seguir, inverta a posição do pé, forçando a ponta para baixo;
- sentada na cadeira de trabalho com as costas retas, erga os pés até que as pernas fiquem paralelas ao chão. Mantenha-as nessa posição por um minuto e faça o mesmo com a outra perna.
Todos os alongamentos devem ser repetidos mais de uma vez ao dia. Inicie com duas sessões e, conforme o corpo for se habituando, aumente gradativamente. O alongamento durante o trabalho é mais vantajoso do que o contrário e deve ser feito diariamente. Você vai sentir-se bem melhor depois de começar a praticá-los.
< Voltar
Material escrito por: Dr. Luis Fernando de Carvalho Bastos
Cirurgião vascular - CRM/DF 11.886
Formado em medicina pela Escola de Ciências Médicas de Alagoas, é especialista em Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular e certificado na atuação em Ecografia Vascular. O médico é membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e do serviço de cirurgia vascular do Hospital de Base do Distrito Federal.
Você pode se interessar também por:
-
21/11/2019
Permanecer o dia todo em pé ou sentado afeta a circulação sanguínea e traz consequências ao organismo, que sofre por ficar muito tempo na mesma posição. Um dos grandes riscos de ficar sem se sentar ou se levantar por períodos…
Saiba mais
-
22/10/2017
Para compreender se é o homem ou a mulher quem sofre mais com as varizes, é preciso levar em conta que existem diferenças básicas entre os dois organismos que acabam pesando na maior ou menor incidência da enfermidade. As varizes…
Saiba mais
-
10/10/2017
Praticar atividades físicas e cuidar da saúde são atitudes importantes para quem deseja prevenir as varizes. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 30% da população mundial sofre com essa enfermidade, sendo 70% mulheres e 30% homens. As…
Saiba mais