Por: Dr. Luis Fernando de Carvalho Bastos - Cirurgião vascular - CRM/DF 11.886
Publicado em 01/12/2018 - Atualizado 13/02/2019
Você sabia que, após passar por um tratamento de varizes, é possível que as veias varicosas voltem a aparecer? Essa situação não diz respeito às varizes que foram tratadas, pois essas são tratadas. São fatores, como o histórico familiar, que favorecem a predisposição para o surgimento de novas varizes, apontando para a necessidade de realizar um novo tratamento.
E é muito comum surgir a dúvida: após quanto tempo devo realizar outro tratamento para varizes?
Conversamos com o Dr. Luis Fernando de Carvalho Bastos (CRM/DF 11.886), médico especialista em cirurgia vascular. Ele explica as principais dúvidas sobre sobre a periodicidade correta para os tratamentos de varizes. Confira:
Dr. Luis Fernando de Carvalho – O tratamento de varizes atual consiste em técnicas cirúrgicas e procedimentos realizados no consultório médico. Dessa maneira, a indicação correta do tratamento será validada pelo angiologista ou cirurgião vascular, de acordo com as características dos vasos, exames complementares e queixa do paciente. Assim, após a coleta dos dados, o especialista poderá discutir com o paciente sobre o melhor tratamento a ser feito e os respectivos resultados esperados.
LFC – O período necessário entre um tratamento de varizes e outro irá depender do tipo de vaso e da respectiva técnica utilizada. Os procedimentos atuais costumam apresentar resultados duradouros, embora os resultados possam variar de acordo com a tendência e o estilo de vida de cada paciente.
LFC – Uma vez em que as varizes são retiradas, são eliminadas por completo. O que pode acontecer é a formação de novos vasos,que irá depender da genética do paciente e a própria influência do meio, como o uso de hormônios e sedentarismo. É importante destacar que as varizes são uma doença crônica e o seu surgimento irá depender de diversos fatores.
LFC – A demora no tratamento, normalmente, implica no aumento das varizes e em uma piora estética e clínica, com aumento da frequência e intensidade dos sintomas.
LFC – Podem, por ser uma doença crônica e progressiva, na maioria das vezes, as varizes podem avançar em seus estágios, podendo gerar úlceras nos membros afetados e outras complicações, como flebites.
LFC – As pessoas com predisposição às varizes, que já realizaram ou não procedimentos para o tratamento das veias doentes, devem ser acompanhadas pelo angiologista, pelo menos uma vez ao ano. Esse intervalo pode ser menor de acordo com a intensidade dos sintomas ou mesmo pelo desconforto estético causado pelas varizes.
LFC – Para as pessoas que não possuem os fatores de risco mencionados ou mesmo predisposições para as varizes, devem procurar o angiologista ou cirurgião vascular quando notar o aparecimento repentino de vasos, inchaço, dor nos membros ou outros sintomas relacionados ao sistema circulatório. A prevenção é o mais importante, cuide-se.
Gostou do artigo? Aproveite para saber sobre varizes acompanhando o nosso blog.
Se você quiser conversar diretamente com o Dr. Luis Fernando de Carvalho, pré-agende sua consulta on-line.
Material escrito por: Dr. Luis Fernando de Carvalho Bastos
Cirurgião vascular - CRM/DF 11.886
Formado em medicina pela Escola de Ciências Médicas de Alagoas, é especialista em Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular e certificado na atuação em Ecografia Vascular. O médico é membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e do serviço de cirurgia vascular do Hospital de Base do Distrito Federal.
Diretor Técnico Médico:
Dr. Marco Edoardo Bezerra de Melo CRM/DF: 10.711